Pastéis de bolo

/5

APRESENTAÇÃO

Bolo ou docinhos? Um dilema recorrente quando se recebe um convite para jantar! Nós resolvemos isso com uma receita elegante e refinada: os docinhos de bolo que são feitos a partir de um único bolo dividido em várias pequenas porções individuais para decorar de maneira diferente umas das outras, para um resultado que não terá nada a invejar ao tradicional cabaret de confeitaria. Leia a receita e descubra como é fácil fazer essas pequenas delícias coloridas.

INGREDIENTES

Ingredientes para 25 pastéis
Ovos 2 - (médias)
Açúcar 180 g
Fava de baunilha 1
Óleo de sementes 90 g
Água 95 g
Farinha tipo 00 150 g
Fécula de batata 40 g
Fermento em pó para bolos 6 g
Sal fino quanto baste
para o creme de confeiteiro
Gemas 6 - (médios)
Leite inteiro 400 g
Creme de leite fresco líquido 100 g
Açúcar 140 g
Amido de milho (maizena) 50 g
Fava de baunilha 1
Gelatina em folhas 4 g
para a cobertura
Açúcar de confeiteiro 1 kg
Água 4 colheres - (quente)
Corante quanto baste - vermelho, amarelo e azul
para decorar
Granulado de avelã quanto baste
Lápis de comida quanto baste - brilhantes e caramelo de chocolate
Decoração alimentícia quanto baste - pérolas macias prateadas
Flores em wafer 25

Preparo

Para fazer o bolo docinhos, comece preparando a base do pão de ló: em uma tigela, coloque os ovos, o açúcar 1 e uma pitada de sal. Bata-os por cerca de 20 minutos com uma batedeira elétrica, em seguida adicione o óleo 2, a água e continue a bater os ingredientes. Corte a fava de baunilha e extraia as sementes para adicioná-las à mistura 3.

Em uma tigelinha, peneire a farinha, o amido de batata e o fermento; incorpore-os à massa uma colher de cada vez 4 e continue batendo para misturar todos os ingredientes. Transfira a massa obtida para uma forma quadrada que mede 25 cm de lado, untada e enfarinhada 5, e asse em forno estático pré-aquecido por cerca de 25 minutos a 180° (ou a 160° por 15 minutos se o forno for ventilado). Quando estiver assada, retire o bolo do forno e deixe esfriar 6.

Enquanto isso, prepare o creme de confeiteiro: pegue a fava de baunilha, corte-a com uma faca 7 e extraia as sementes raspando-a, coloque em uma panela grande no fogo com o leite e o creme de leite (você pode omitir o creme de leite e usar 100 ml de leite fresco no lugar); adicione as sementes e a fava de baunilha ao leite e creme de leite 8. Acenda o fogo baixo e, quando a mistura estiver prestes a ferver, desligue o fogo e deixe a baunilha em infusão por pelo menos 5 minutos. Enquanto isso, continue a preparação separando as claras das gemas; coloque as gemas em uma tigela grande e adicione o açúcar 9.

Bata as gemas e o açúcar com uma batedeira elétrica ou um batedor manual para obter um creme homogêneo. Quando estiverem brancas e espumosas, adicione o amido de milho 10. Retire a fava de baunilha do leite e creme de leite aquecidos e misture o composto com os ovos 11. Em uma tigela, amoleça a gelatina em folhas em água fria por pelo menos 10 minutos; em seguida, acenda novamente o fogo baixo e mexa continuamente com um batedor para engrossar a mistura. Quando o creme estiver bem espesso, desligue o fogo e adicione a gelatina bem espremida, mexendo para que se dissolva completamente.

Despeje-o em uma tigela baixa e larga; cubra imediatamente com filme plástico em contato 13 e deixe esfriar à temperatura ambiente, depois coloque na geladeira. Pegue o pão de ló e divida-o ao meio 14, recheie uma metade com o creme de confeiteiro frio 15,

feche com a outra metade 16 e deixe firmar na geladeira por cerca de 1 hora. Depois pegue o bolo e divida em 25 cubos iguais de aproximadamente 5 cm 17, reserve na geladeira e comece a preparar a cobertura de glacê: peneire o açúcar de confeiteiro 22 e coloque-o em uma tigela, adicione a água quente 18 e misture para obter um glacê homogêneo.

Divida o glacê em 4 tigelas: uma colore com o corante vermelho, adicione um pouco de corante de cada vez até obter uma tonalidade rosa 19, depois coloque 6 docinhos sobre uma grade com um prato embaixo e despeje o glacê por cima para cobri-los completamente 20. Colore a segunda tigela de glacê com o corante amarelo e despeje o glacê em outros 6 docinhos. Use o corante amarelo e azul para obter um tom verde pastel, cubra outros 6 docinhos 21 e deixe secar.

Por fim, colore a última tigela de glacê com o corante azul para obter um tom azul claro e despeje sobre os 7 docinhos restantes 22. Quando o glacê estiver seco, pegue a cola alimentar e aplique na borda dos docinhos 23, depois coloque em uma tigela o granulado de avelã e role os docinhos para que o granulado grude na borda onde você aplicou a cola alimentar 24.

À medida que cobre todos os docinhos com o granulado, coloque-os em forminhas de papel. Pegue os lápis brilhantes e os lápis de chocolate caramelo, desenhe uma decoração no topo de cada docinho 25, depois aplique as pérolas macias, e por último adicione uma florzinha de hóstia no centro de cada docinho 26. O bolo docinhos está pronto para ser saboreado 27.

Conservação

Conserve o bolo docinhos na geladeira por um par de dias. Você pode congelar o bolo inteiro sem o glacê.

Dica

Divirta-se criando outras variações, por exemplo, com um pão de ló de cacau e um recheio delicioso de ganache.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.