Peixe em papelote com aroma de cítricos

- sem glúten
- Sem lactose
- Energía Kcal 257
- Carboidratos g 4.2
- dos quais açúcares g 4.2
- Proteína g 30.4
- Gorduras g 13.2
- das quais gorduras saturadas g 2.16
- Fibra g 1.7
- Colesterol mg 87
- Sódio mg 433
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Porção: 4 Pessoas
APRESENTAÇÃO
Hoje decidimos trazer para a sua mesa um peixe do Mar Mediterrâneo pouco conhecido: a ombrina, um peixe de carne saborosa e de qualidade. Por isso, as preparações e os temperos que o acompanham devem ser delicados e simples para realçar o seu sabor natural. Portanto, escolhemos cozinhar a ombrina ao cartoccio com perfume de cítricos. Este tipo de cozimento é um grande clássico para preservar intacto todo o sabor delicado do peixe e para liberar os aromas escolhidos: cascas convidativas de cítricos locais, laranja e limão, que envolvem a ombrina, conferindo um perfume cítrico e convidativo. Uma preparação simples, mas de efeito garantido, que pela aparência elegante de sua preparação e a intrigante combinação de sabores, agrada até os paladares mais exigentes de seus amigos! Ficaram curiosos? Então preparem-se para descobrir também a delicadeza desta ombrina ao cartoccio com perfume de cítricos!
Descubra outra receita de inverno: ombrina ao forno, com um delicioso acompanhamento de cebolas e batatas!
- INGREDIENTES
- Corvina 1,3 kg - (dois de 650 g cada um)
- Casca de laranja 2 - (não tratada)
- Casca de limão 2 - (não tratada)
- Azeite virgem extra 40 g
- Manjerona quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Alho 1 dente
Preparo

Para preparar a ombrina ao cartoccio com perfume de cítricos, comece limpando o peixe. Pegue a ombrina, coloque-a sob água corrente e retire as escamas usando um removedor de escamas apropriado 1 ou a lâmina de uma faca. Esfregue o removedor várias vezes ao longo de todo o corpo da ombrina, da cauda em direção à cabeça. Repita a operação até que esteja totalmente sem escamas, mantendo o peixe sob água corrente para facilitar a remoção das escamas e evitar que se espalhem na superfície de trabalho. Em seguida, coloque a ombrina sobre uma tábua de cortar, pegue uma tesoura e faça um corte no ventre do peixe, começando da cauda até chegar à cabeça 2. Extraia as vísceras 3

e lave cuidadosamente o interior sob água corrente 4. Coloque novamente a ombrina sobre a tábua e com uma faca de lâmina afiada faça um corte profundo no dorso do peixe, da cabeça até a cauda 5. Em seguida, retire o primeiro filé 6 e reserve.

Neste ponto, inclinando a faca em diagonal, faça um corte rente à cabeça na altura das guelras do peixe 7. Em seguida, remova a espinha central da ombrina 8. Retire a espinha central com a ajuda da faca 10

e com uma pinça de cozinha, remova também as espinhas restantes 10. Você obterá assim dois filés de ombrina. Repita todos os procedimentos de limpeza também com a outra ombrina e reserve os filés. Passe para a preparação dos cítricos. Pegue a laranja não tratada e com uma faca pequena retire a casca girando a lâmina ao redor da fruta para obter uma tira longa de casca de cerca de 2 cm de largura 11 (tome cuidado para não quebrá-la). Se ao retirar a casca você cortar também a parte interna branca, que é mais amarga, raspe-a com a lâmina de uma faca pequena 12.

Em seguida, divida a casca da laranja ao meio seguindo a linha da casca, no sentido do comprimento 13. Repita esses passos também para a outra laranja e para os limões. Agora, pegue um filé de ombrina e, começando pela parte mais larga, envolva em torno uma casca de laranja, criando um padrão em espiral 14. Em seguida, pegue uma casca de limão e passe-a entre a casca de laranja 15

de modo que as cascas de laranja e limão fiquem entrelaçadas 16. Repita a operação também para os outros filés. Salpique sal e pimenta 17 e coloque a manjerona entre as cascas dos cítricos 18.

Em seguida, pegue uma assadeira, forre com papel alumínio e sobre ele coloque papel manteiga 19. Neste ponto, coloque um filé de ombrina sobre o papel manteiga 20. Corte um dente de alho ao meio e coloque uma metade sobre o filé 21.

Regue com azeite de oliva extra virgem 22 e envolva o papel manteiga até cobrir o peixe 23. Em seguida, envolva também com o papel alumínio juntando as extremidades 24.

Você deve fechar completamente o peixe dentro como um pacotinho e fechar as extremidades como se fosse um bombom 25. Repita a operação também para os outros filés de ombrina e coloque-os em uma assadeira e leve ao forno estático pré-aquecido a 200°C por 20 minutos (se usar forno ventilado bastam 180°C por 12 minutos) 26. Uma vez cozidos, remova o papel alumínio e sirva os seus filés de ombrina com perfume de cítricos ainda envolvidos no papel manteiga 27.