Robalo aos cítricos com batatas novas ao alecrim e abobrinhas com salsa

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje lhe propomos um prato leve e delicado, uma forma original e extremamente perfumada de apresentar o peixe! O robalo aos cítricos com batatas novas ao alecrim e abobrinhas é um segundo prato onde se alterna um jogo estimulante de contrastes, e o sabor delicado do robalo se casa com o aroma perfumado dos cítricos. Uma excelente variação do clássico robalo à ligure na frigideira. Deixando marinar o robalo no suco de laranja e limão, ele absorverá os aromas fazendo você viajar com a imaginação até as ensolaradas terras abençoadas pelo sol, onde os cítricos crescem em abundância. Para completar o prato e torná-lo ainda mais atraente, escolhemos acompanhar o robalo com frescas abobrinhas com salsa ao lado das batatas novas assadas que agradam a todos! O toque final se você preparar para um jantar entre amigos? Sirva junto com uma taça de vinho branco seco e bem gelado!

INGREDIENTES

Ingredientes para o robalo
Robalo 1100 g - (2 de 550 g cada um)
Limões 1 - raspas e suco
Laranjas 1 - raspas e suco
Tomilho 3 raminhos
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para as abobrinhas
Abobrinhas 600 g
Sal fino quanto baste
Salsa quanto baste - (para picar)
Azeite virgem extra 20 g
Pimenta preta quanto baste
Alho 1 dente
para as batatas novas
Batatas novas 600 g
Azeite virgem extra 30 g
Alho 1 dente
Alecrim quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar o robalo aos cítricos com batatas novas ao alecrim e abobrinhas com salsa, comece limpando o robalo. Pegue o robalo e escame-o 1: para esta operação, use o utensílio apropriado esfregando várias vezes no corpo do peixe da cauda até a cabeça até que esteja completamente escamado, como alternativa, utilize a lâmina de uma faca. Você pode realizar esta operação na pia ou dentro de um saco plástico para não espalhar as escamas na bancada. Em seguida, coloque o robalo em uma tábua de corte e, auxiliando-se com uma tesoura, faça um corte começando da cauda ao longo de todo o ventre do robalo 2. Retire as vísceras 3.

Em seguida, enxágue o peixe em água corrente 4 e, utilizando uma faca de lâmina afiada, faça um corte profundo no dorso do peixe da cabeça até a cauda 5. Agora corte o primeiro filé 6 e reserve.

Agora corte o primeiro filé 7 e reserve. Corte também a cabeça do robalo inclinando diagonalmente a lâmina da faca na altura das guelras 7. Retire o outro filé cortando da altura da cabeça até a cauda, em seguida, corte a espinha central e as laterais. Com a ajuda da faca, levante-as ligeiramente 8 e remova-as 9. Repita a operação também para o outro robalo e neste ponto você terá o segundo filé.

Remova as espinhas restantes com uma pinça 10, passando delicadamente os dedos sobre o filé para identificá-las. Reserve e repita os procedimentos de limpeza também para o segundo robalo. Transfira então os filés para uma assadeira baixa e espaçosa e rale a casca de um limão não tratado 11; depois salgue 12 e pimenta.

Em seguida, pegue a laranja e o limão e corte-os ao meio 13, esprema para extrair o suco (você deve obter cerca de 130 g) 14 e filtre com uma peneira de malha fina 15.

Misture cerca de 20 g de azeite de oliva extra virgem ao suco de laranja e limão e regue bem o robalo 16. Lave o tomilho e adicione as folhinhas na assadeira 17. Cubra a assadeira com filme plástico transparente e deixe marinar por cerca de 15-20 minutos para que os filés absorvam o aroma dos cítricos 18.

Neste ponto, prossiga com a preparação das batatas novas ao alecrim. Lave bem as batatas, esfregando bem a casca, para eliminar eventuais resíduos de terra 19. Corte as batatas em cubos de cerca de 3 cm para garantir uma cozedura uniforme 20. Não é necessário descascá-las. Transfira-as para uma tigela e regue com azeite 21.

Ajuste o sal 22 e misture tudo. Pegue uma assadeira e forre-a com papel manteiga. Agora, transfira as batatas 23, distribuindo-as por toda a superfície. Adicione um dente de alho picado 24

e polvilhe com alguns raminhos de alecrim (25-26). Asse em forno ventilado pré-aquecido a 220°C por 20 minutos (se usar forno estático, asse a 240°C por 25-30 minutos). Quando estiverem cozidas e formarem uma leve crosta dourada na superfície, retire-as do forno 27 e reserve.

Neste ponto, prossiga com as abobrinhas: lave e retire as pontas 28. Corte-as em cubos de 3 cm de comprimento para que tenham formato semelhante às batatas 29. Pegue uma frigideira antiaderente de fundo largo, adicione um fio de azeite e doure um dente de alho, descascado e inteiro 30.

Salteie as abobrinhas na frigideira por cerca de 7-8 minutos 31. Enquanto isso, pique finamente a salsinha e adicione na frigideira somente no final da cozedura das abobrinhas 32. Em seguida, reserve as abobrinhas. Prossiga então com a preparação dos filés de robalo. Pegue uma frigideira antiaderente, adicione um fio de azeite e aqueça em fogo baixo. Escorra os filés de robalo (mas reserve a marinada) e coloque-os na frigideira 33.

Adicione também a marinada 34 e deixe cozinhar por 1 minuto de cada lado os seus filés 35. A cozedura do robalo deve ser muito rápida para não estragar a sua carne preciosa. Agora sirva o seu robalo aos cítricos com batatas novas ao alecrim e abobrinhas com salsa e sirva ainda quente 36!

Conservação

É preferível consumir o robalo aos cítricos com batatas novas e abobrinhas com salsa assim que estiver pronto. No entanto, você pode conservá-lo na geladeira por no máximo 1 dia. Pode ser congelado apenas se você usou ingredientes frescos e não descongelados.

Você pode conservar as batatas novas e as abobrinhas com salsa na geladeira por no máximo 2 dias. Podem ser congeladas se você usou ingredientes frescos e não descongelados.

Dica

Experimente usar também cítricos diferentes para dar, de cada vez, ao seu robalo novos e originais aromas: amargo com a toranja, azedo com o limão-taiti, ácido e intenso com a cidra!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.