Picchiapò

/5

APRESENTAÇÃO

Uma receita rica e saborosa de reaproveitamento: o picchiapò ou carne cozida à picchiapò. Os romanos sabem do que estamos falando: este prato é um dos mais deliciosos da cozinha romana e é feito a partir da carne que é cozida para o Caldo de carne, frequentemente utilizado para outras preparações típicas como a Stracciatella alla romana. O pedaço de carne do cozido, de fato, ao contrário do clássico Ensopado de carne bovina, fica duro após o cozimento porque é cozido a partir da água ainda fria. Para não desperdiçá-lo, e apresentá-lo à mesa sob novas e apetitosas formas, um ensopado de cebolas e tomate vem em socorro, conferindo maciez e sabor. Existe também uma versão sem tomate, mas hoje vamos mostrar como preparar o picchiapò de maneira tradicional com a receita de Claudio e Fabrizio Gargioli de Armando al Pantheon, um restaurante histórico localizado no coração de Roma, onde se podem saborear todas as especialidades da cozinha romana, entre elas os Spaghetti Cacio e Pepe, os Espaguete à Carbonara e a clássica Espaguete all'Amatriciana!

Também na Toscana existe uma receita tradicional ligada à arte de reaproveitar o cozido: a francesina ou cozido refeito, um prato rústico e saboroso que transforma as sobras de carne cozida em uma verdadeira delícia.

INGREDIENTES
Chapéu de padre 1 kg
Passata de tomate 500 g
Cebolas brancas 4
Batatas 1
Aipo 1 talo
Cenouras 1
Tomates datterini 2
Salsa quanto baste
Azeite virgem extra 50 g
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar o picchiapò, coloque em uma panela cheia de água fria os legumes limpos: a cenoura, o talo de aipo, os tomates e a batata 1. Descasque a cebola e adicione a metade 2, em seguida, adicione também a carne de boi 3.

Tempere com sal grosso 4, acenda o fogo e deixe ferver por 2 horas 5. Enquanto isso, limpe e pique 3 cebolas brancas 6.

Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva, então adicione a cebola picada 7, salgue 8, adicione uma concha de caldo de carne em cozimento 9 e deixe as cebolas murcharem em fogo baixo.

Enquanto isso, lave e pique a salsa fresca 10. Após o tempo de fervura 11, escorra a carne cozida 12.

Corte a carne 13 para obter fatias finas, mas não muito 14. Uma vez que a cebola estiver bem refogada, disponha sobre ela as fatias de carne cozida 15.

Adicione uma concha de caldo da carne 16 e o purê de tomate 17, misture e cozinhe por cerca de 10 minutos 18, ou pelo tempo necessário para o molho reduzir.

A carne cozida à picchiapò está pronta 19, sirva com bastante salsa fresca picada 20 e um fio de azeite de oliva a cru 21.

Conservação

O picchiapò pode ser conservado na geladeira por 2-3 dias. Uma vez cozido, pode também ser congelado.

Dica

Existe também uma versão do picchiapò sem molho de tomate que prevê a adição de vinho tinto ou branco para dar sabor à carne.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.