Pizza capricciosa

- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 1 h 10 min
- Tempo de cozimento: 6 min
- Makes: 6 peças
- Notas + o tempo de maturação da biga (24 h) e de fermentação da massa (cerca de 2 h no total)
APRESENTAÇÃO
Margherita e diavola são sem dúvida duas variações que não podem faltar no cardápio de uma pizzaria, mas a estas não podemos deixar de adicionar também a pizza capricciosa: uma pizza com base de tomate e mussarela, enriquecida com alcachofras e cogumelos em conserva, azeitonas pretas, presunto cozido e manjericão. Aparentemente semelhante à pizza quatro estações, a capricciosa originalmente nasce com o intuito de utilizar os ingredientes sobrando na despensa e o sucesso que teve ao longo do tempo demonstra como uma simples receita de aproveitamento pode se tornar um grande clássico da tradição italiana. Ponha-se em ação para realizar uma pizza capricciosa feita em casa a rigor da arte e prepare-se para saborear uma verdadeira explosão de sabores!
Aqui estão outras clássicas receitas de pizza:
- Pizza napolitana
- Pizza marinara
- Pizza romana
- Pizza diavola
- Pizza em pedaço
- Pizza no frigideira
INGREDIENTES
- Para a biga (para 6 pizzas)
- Farinha tipo 0 500 g
- Água 250 g
- Fermento biológico fresco 2 g
- Para a massa
- Farinha tipo 0 500 g
- Água 450 g
- Sal fino 25 g
- Azeite virgem extra 30 g
- Fermento biológico fresco 3 g
- Para cobrir
- Tomates pelados 400 g
- Mussarela para pizza 900 g
- Presunto cozido 200 g
- Cogumelos 100 g - em conserva
- Alcachofras em óleo 80 g
- Azeitonas pretas 40 g - sem caroço
- Manjericão quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Para untar e polvilhar
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste
Preparação

Para preparar a pizza capricciosa, comece pela biga: em uma jarra, coloque a água e o fermento biológico esfarelado 1, depois mexa para dissolvê-lo completamente 2. Coloque a farinha em uma tigela e adicione a mistura de água e fermento 3.

Amalgame tudo primeiro com uma colher 4 e depois com as mãos, você não deve sovar muito, mas apenas garantir que a farinha esteja toda incorporada. Quebre a massa obtida em pedaços irregulares 5, coloque-os na tigela e cubra com filme plástico 6. Deixe maturar na geladeira por 24 horas.

Passado o tempo de maturação, transfira a biga para a tigela da batedeira equipada com gancho 7. Adicione o fermento esfarelado 8 e a farinha 9.

Despeje também metade da água 10 e ligue a batedeira. Adicione a água restante aos poucos enquanto a batedeira estiver em funcionamento, até a completa absorção. Neste ponto, adicione também o sal 11 e o óleo aos poucos 12, sempre mantendo a batedeira em funcionamento.

Quando a massa estiver lisa e homogênea 13, transfira-a para a superfície de trabalho, cubra-a com a tigela e deixe descansar por 10 minutos 14. Passado este tempo, faça 2 dobras 15.

Deixe a massa descansar novamente coberta com a tigela por 10 minutos 16. Repita esta operação por mais 2 vezes, depois transfira a massa para a tigela 17, cubra com filme plástico e deixe fermentar em temperatura ambiente por cerca de uma hora, ou até dobrar de volume 18. Enquanto isso, coloque a pedra refratária na prateleira mais alta do forno pré-aquecido em modo estático a 250°C.

Uma vez dobrado de volume 19, vire a massa sobre a superfície de trabalho e corte-a com um raspador 20 para obter 6 porções de cerca de 290 g cada 21.

Faça pequenas dobras para formar bolinhas 22 23 e coloque-as aos poucos em uma bandeja untada 24.

Unte as bolinhas também na superfície 25, cubra com filme plástico e deixe fermentar em temperatura ambiente por 30 minutos 26. Enquanto isso, coloque os tomates pelados em uma tigela e amasse-os com as mãos 27.

Tempere com óleo 28 e sal 29, perfume com as folhas de manjericão e misture 30.

Passado o tempo de fermentação, estenda os pães sobre a superfície polvilhada com a sêmola, pressionando com as pontas dos dedos a partir do centro e puxando delicadamente a massa até obter um diâmetro de cerca de 30-32 cm 31. Distribua o molho de tomate na superfície 32 e polvilhe com a mussarela 33.

Adicione as alcachofras 34, as azeitonas 35 e o presunto cozido 36.

Complete com os cogumelos em conserva 37, depois transfira a pizza para a pá 38 e deslize-a sobre a pedra refratária. Asse por 6 minutos, depois retire do forno e decore com manjericão. Sua pizza capricciosa está pronta para ser saboreada 39!