Pizza marinara

- Sem lactose
- Vegetariano
- Energía Kcal 1083
- Carboidratos g 198.4
- dos quais açúcares g 12.2
- Proteína g 31.4
- Gorduras g 18.2
- das quais gorduras saturadas g 2.94
- Fibra g 13
- Sódio mg 1963
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 15 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Muito baixo
- Notas + o tempo de preparo e de fermentação da massa
APRESENTAÇÃO
A pizza marinara é uma típica pizza napolitana feita apenas com tomate fresco, azeite, alho e orégano colocados sobre uma fina camada de massa. Esta pizza é a mais famosa junto com a margherita: seu nome vem do fato de que os ingredientes, facilmente conserváveis, podiam ser levados pelos marinheiros para temperar o pão durante suas longas viagens... os mesmos ingredientes que encontramos em outros pratos simples da nossa tradição, como por exemplo, a carne alla pizzaiola. Apesar da simplicidade da preparação, no entanto, a pizza marinara tem um sabor inesquecível!
Dependendo do tempo disponível, você pode decidir experimentar a massa da pizza de longa fermentação, ou ao contrário, com bicarbonato.
Para os recheios você pode soltar a imaginação ou escolher entre:
- Pizza margherita simples
- Pizza alla napoletana
- Pizza crudaiola
- Pizza com mortadela e bufala
- Pizza capricciosa
- Pizza alla diavola
INGREDIENTES
- Ingredientes para 4 pizzas marinara de 30 cm
- Farinha tipo 0 1 kg
- Água 600 g
- Fermento biológico seco 7 g
- Sal fino 20 g
- Azeite virgem extra 60 g
- para o molho
- Passata de tomate 700 g
- Alho 4 dentes
- Orégano 20 g - (seco)
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparo

Para preparar a pizza marinara, comece despejando a farinha na tigela da batedeira 1. Adicione o fermento 2 e 100 gramas de água, e então ligue a batedeira com o gancho montado em velocidade média baixa 3.

Continue adicionando a água pouco a pouco, esperando que a dose anterior tenha sido bem absorvida pela farinha 4. Uma vez que cerca de 3/4 da água foi adicionada, adicione o sal 5 e continue a amassar. Adicione o restante da água em fio e deixe trabalhar até obter uma massa lisa e homogênea 6.

Neste ponto, adicione o azeite gradualmente (como fez com a água) 7. Quando o azeite for completamente absorvido, retire a massa da batedeira e modele-a com as mãos até obter uma bola 8. Coloque-a em uma tigela grande levemente untada 9.

Cubra com filme plástico ou um pano limpo e deixe crescer no forno com a luz acesa 10. Aguarde até que a massa tenha pelo menos dobrado de tamanho (1,5 h), de preferência triplicado (2,5/3 h) e prossiga para estender as pizzas 11. Uma vez que a massa tenha crescido, transfira-a para a bancada e divida em 4 partes iguais 12.

Faça bolinhas com cada uma 13. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 30 minutos 14. Unte levemente com um fio de azeite 4 assadeiras de pizza de 30 cm de diâmetro. Coloque no centro da assadeira uma bolinha de massa 15.

e comece a pressionar do centro para fora, puxando levemente as bordas se necessário 16. Se a massa estiver muito elástica e tender a voltar à forma anterior, coloque a pizza que está estendendo de lado e continue com outra, assim a anterior descansa. Tente estender a massa por toda a superfície da assadeira 17. À parte, em uma tigela grande, despeje o molho de tomate e tempere com sal, azeite, pimenta e orégano 18.

Despeje uma concha generosa de molho de tomate sobre a base da pizza 19 e espalhe-a com um movimento circular, cobrindo quase toda a área, deixando apenas uma borda de cerca de 1,5 cm 20. Descasque o alho e corte-o ao meio. Remova o miolo e corte em fatias finas 21.

Tempere agora com orégano 22, um fio de azeite e o alho 23. Deixe a pizza recheada descansar por cerca de dez minutos, depois leve ao forno a 210°C por 15/20 minutos em forno estático (caso contrário a 190°C em forno ventilado bastarão 15 minutos) 24. Assim que retirar a pizza marinara do forno, você pode servi-la bem quente!