Almôndegas aromáticas no vapor

/5

APRESENTAÇÃO

As almôndegas aromáticas no vapor são um aperitivo leve, mas saboroso, preparado com carne de vitela moída e temperada com ervas aromáticas e cebolinha. O preparo prevê a realização das tradicionais almôndegas que são então cozidas em vapor com água aromatizada. As almôndegas aromáticas no vapor representam um ótimo compromisso entre leveza e sabor: o cozimento no vapor sem gorduras adicionais, além de ser saudável, realça os aromas das ervas presentes na massa: cebolinha, salsinha, tomilho, manjerona e, para finalizar, um toque de frescor com o funcho. Ideais para um aperitivo light, as almôndegas aromáticas no vapor vão surpreender seus convidados com um sabor inesperado.

INGREDIENTES
Ingredientes para 35 almôndegas
Vitelo 600 g - moído
Água 1 ½ l
Cebolinha fresca 50 g
Pão duro 50 g - miolo
Caldo de legumes 50 ml
Ovos 2
Alho ½ dente
Tomilho 20 raminhos
Louro 3 folhas
Pimenta-do-reino em grãos 15
Cebolinha verde 5 g
Salsa 5 g
Manjerona 5 g
Funcho selvagem 5 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar as almôndegas aromáticas no vapor, comece picando as ervas aromáticas: pique com uma faca a cebolinha 1, a salsinha, o tomilho, a manjerona e as sementes de funcho 2 e reserve. Pegue o pão amanhecido, retire a crosta 3 e corte a miolo em cubos,

coloque-o em um mixer 4 e triture finamente. Lave a cebolinha, corte o talo e reserve (será usado para aromatizar a água de cozimento), pique o bulbo da cebolinha 5, refogue a cebolinha com uma concha de caldo 6 ou com água até murchar.

Pegue uma panela equipada com uma cesta de cozimento a vapor grande o suficiente e despeje a água, adicione os aromas: a folha de louro, a pimenta em grãos e o talo da cebolinha que você reservou 7. Bata os ovos em uma tigela 8, adicione sal e pimenta. Em outra tigela, coloque a carne moída e tempere com o alho amassado 9,

a cebolinha refogada e esfriada 10, os ovos previamente batidos 11 e, por último, o miolo triturado no mixer 12.

Misture tudo até que a massa esteja homogênea e compacta 13. Agora adicione todas as ervas aromáticas picadas anteriormente: a cebolinha, a salsinha 14, o tomilho, a manjerona 15,

e as sementes de funcho 16. Agora forme as almôndegas: tente obter almôndegas de tamanho mais ou menos igual 17 (com cerca de 20 g cada) para que cozinhem de maneira uniforme. Espete as almôndegas com palitos de dente 18, aqueça a água da panela e espere ferver.

Coloque as almôndegas aromáticas na vaporiera 19 e cozinhe por cerca de 18 minutos cobertas com a tampa 20. (Se desejar, pode cozinhar as almôndegas também no forno: coloque as almôndegas em uma assadeira untada e cozinhe em forno estático por 30 minutos a 180° ou em forno ventilado a 160° por cerca de 25 minutos). Uma vez cozidas, sirva as almôndegas aromáticas no vapor bem quentes; se desejar, pode acompanhá-las com uma salada fresca de agrião 21.

Conservação

Conserve as almôndegas aromáticas no vapor na geladeira em um recipiente hermético por no máximo 2 dias.
Você pode congelar as almôndegas apenas se tiver usado ingredientes frescos.

Dica

O cozimento no vapor não é apenas perfeito para a dieta, mas também para realçar os sabores combinados na massa das almôndegas: por isso é importante equilibrá-los de acordo com seu gosto. Se você gosta de sabores fortes, adicione um pouco de parmesão ralado; se adora picante, não há nada melhor do que uma pitada de pimenta fresca.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.