Almôndegas de lentilhas

/5

APRESENTAÇÃO

Perfeitas para oferecer como alternativa às clássicas almôndegas de carne ou talvez como entrada para o menu de Ano Novo, as almôndegas de lentilhas são uma receita deliciosa e original para surpreender seus convidados! Estes petiscos fritos com uma crosta crocante e dourada escondem um interior macio à base de lentilhas, batatas e queijo ralado. Uma ideia diferente para usar legumes na cozinha, uma fonte de proteínas muito versátil com a qual se pode preparar uma grande variedade de pratos, desde o Creme de lentilhas até os mini gateau de lentilhas, por exemplo. A estas saborosas iguarias, hoje adicionamos as almôndegas de lentilhas, perfeitas para acompanhar com um molho durante um aperitivo ou, por que não, como prato principal para um jantar vegetariano!

Descubra também estas variações de almôndegas de lentilhas e outras receitas de almôndegas vegetarianas:

INGREDIENTES

para 35 almôndegas
Lentilhas secas 200 g
Grana Padano DOP 100 g - (para ralar)
Batatas 120 g - ( 1 pequena)
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para empanar
Ovos 3
Farinha de rosca quanto baste
para fritar
Óleo de amendoim 1 l

Preparação

Para preparar as almôndegas de lentilhas, a primeira coisa que você deve fazer é cozinhar as batatas. Mergulhe-as em uma panela e cozinhe-as por cerca de 30 minutos após a fervura 1 até que, ao perfurá-las com os dentes de um garfo, estejam macias. Enquanto isso, lave as lentilhas 2 e transfira-as para uma panela 3

Cubra-as com água 4 e cozinhe por cerca de 30 minutos 5. Quando estiverem macias, escorra-as 6 e deixe esfriar. Faça o mesmo para as batatas.

Uma vez mornas, amasse as batatas dentro de uma tigela, onde você terá transferido as lentilhas 7. Adicione o queijo ralado 8, o sal, a pimenta e as folhinhas de tomilho 9.

Por último, adicione o dente de alho sem o miolo e depois amassado 10. Comece a misturar com as mãos ou com uma colher de pau até obter uma mistura homogênea 11. As lentilhas não devem ser completamente amassadas. Agora, forme bolinhas de cerca de 20 g cada uma 12.

Você obterá cerca de 33 almôndegas 33. Aqueça o óleo de sementes e, enquanto isso, prepare a empanagem. Passe as almôndegas primeiro nos ovos batidos 14, depois na farinha de rosca 15.

Faça uma dupla empanagem passando as almôndegas novamente nos ovos 16 e depois novamente na farinha de rosca 17. Quando o óleo tiver atingido uma temperatura de 170°, frite as almôndegas mergulhando poucas de cada vez 18, para não baixar muito a temperatura do óleo. 

Quando estiverem bem douradas, escorra-as 19, levará poucos minutos. Transfira as almôndegas para uma bandeja com papel absorvente para remover o excesso de óleo 20. Termine de fritar as almôndegas e sirva-as bem quentes 21.

Conservação

É aconselhável consumir as almôndegas de lentilhas imediatamente após a fritura. Não é preferível congelar as almôndegas nem cruas nem cozidas.

Conselho

Se você tiver pouco tempo, pode usar 500 g de lentilhas pré-cozidas, como alternativa às lentilhas secas. Também se podem usar lentilhas sem casca: neste caso, para a cozedura recomendamos seguir as instruções da embalagem.

Recomendamos uma dupla empanagem, caso contrário as almôndegas podem se desfazer durante a cozedura.

Para ter um recheio cremoso dentro das almôndegas, você pode adicionar um pedaço de queijo. 

Não é recomendada a cozedura no forno porque se desfazem.

Experimente também a receita do rocambole de lentilhas com cobertura de mostarda!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.