Ravioli recheado com costela de boi e espuma de limão

/5

APRESENTAÇÃO

Alessandro Belmondo, chef ítalo-francês, e Cooker Girl, piemontesa DOC, inspiraram-se nas suas origens para criar juntos um prato principal de sabor surpreendente: o ravioli recheado de costelas de boi com espuma de limão! Uma receita criada para celebrar o aniversário da Embaixada Francesa na Itália durante o evento Gustofolie, em colaboração com GialloZafferano.

França e Itália encontram-se em um prato que une a Massa fresca de ovo (massa e formatos), aqui em uma versão especial laminada com sálvia, a um recheio de carne macio e suculento, obtido graças a um longo cozimento das costelas de boi no vinho tinto.

O fundo de cozimento enriquecido com manteiga forma um molho perfeito para envolver o ravioli, que ganha vida com o perfume de uma simples espuma à base de creme de leite e limão. O óleo de sálvia, por fim, confere um toque aromático que destaca todos os elementos do prato.

Tire o tempo necessário e siga nossas instruções... o ravioli recheado de costelas de boi com espuma de limão recompensará cada esforço!

INGREDIENTES

Para o recheio (para 40 raviolis de diâmetro de 7,5 cm)
Carne de boi 1 kg - costelas
Cenouras 100 g
Cebolas 100 g
Aipo 50 g
Extrato de tomate 50 g
Vinho tinto 500 g
Porta 200 g
Parmigiano Reggiano DOP 200 g
Mascarpone 120 g
Óleo de amendoim 15 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a massa fresca
Farinha tipo 00 500 g
Ovos 4
Gemas 2
Sálvia quanto baste
Para a espuma de limão
Leite inteiro 100 g
Creme de leite fresco líquido 100 g
Suco de limão 40 g
Casca de limão 1
Manteiga 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta branca quanto baste
Para o óleo de sálvia
Óleo de amendoim 200 g
Sálvia 25 g
Salsa 12 g
Para cozinhar e temperar os raviolis
Manteiga 30 g
Sálvia quanto baste

Para preparar o recheio

Para preparar o ravioli recheado de costelas de boi com espuma de limão, comece pela carne do recheio: cubra as costelas de boi com sal de todos os lados 1, depois deixe-as descansar descobertas e em temperatura ambiente por algumas horas 2. Após esse tempo, seque bem a carne com papel absorvente para secá-la 3.

Pegue uma panela de ferro fundido e aqueça bem com um pouco de óleo de sementes, depois coloque as costelas e sele de todos os lados, tocando o mínimo possível 4. Quando a carne estiver bem dourada 5, transfira para uma grade 6 e deixe o fundo de cozimento na panela.

Adicione ao fundo de cozimento a cebola 7, as cenouras e o aipo picados bem finamente 8, depois salgue 9 e deixe refogar suavemente por cerca de dez minutos, mexendo sempre.

Quando o refogado estiver macio, adicione o extrato de tomate 10 e toste por alguns minutos 11, depois coloque as costelas de boi de volta na panela 12.

Agora, despeje o vinho tinto 13 e o Porto 14, depois apimente e cubra com a tampa 15. Transfira a panela para o forno pré-aquecido a 160°C e cozinhe por pelo menos 2 horas e 30 minutos, ou até que a carne esteja muito macia.

Ao término do tempo de cozimento, deixe a carne esfriar um pouco dentro da panela 16. Desfie a carne com as mãos, removendo os ossos e as cartilagens 17, depois pique com uma faca 18 e transfira para uma tigela.

Coe o fundo de cozimento em uma panelinha 19 e reduza em fogo baixo por cerca de 20 minutos 20 até reduzir pela metade. Enquanto isso, adicione o refogado restante no coador à carne na tigela 21.

Adicione o Parmigiano Reggiano ralado 22 e o mascarpone 23. Misture bem para incorporar tudo 24, transfira para um saco de confeitar sem bico e reserve na geladeira.

Para a massa fresca

Coloque a farinha em forma de montinho na superfície de trabalho, depois despeje no centro os ovos 25 e as gemas 26. Incorpore a farinha mexendo primeiro com um garfo, depois continue trabalhando na superfície de trabalho até obter uma massa lisa e homogênea 27. Envolva o bloco em filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.

Divida o bloco em 2 porções e estenda a primeira parte da massa com a ajuda de uma máquina de macarrão 28, cuidando para manter a segunda porção coberta; você deve obter folhas com espessura de 1 a 2 mm. Corte as folhas ao meio e coloque as folhas de sálvia sobre uma delas 30.

Cubra com a outra metade da folha 31 e passe novamente tudo na máquina de macarrão 32 para que adira bem: você obteve assim folhas laminadas com sálvia 33. Estenda também a segunda porção de massa para obter folhas da mesma espessura, mas neste caso não adicione sálvia: serão a base dos raviolis.

Para montar os raviolis

Pegue uma folha de massa não laminada e pressione levemente com um cortador de 7,5 cm de diâmetro para marcar o contorno de cerca de 40 raviolis 34. Aperte um generoso montinho de recheio no centro de cada disco 35, depois polvilhe com um pouco de água e cubra com a folha laminada 36.

Pressione bem com os dedos para expulsar todo o ar 37; se necessário, você pode fazer um furinho na folha com um palito de dente para eliminar o ar restante e depois selá-lo novamente. Finalmente, corte os raviolis com o mesmo cortador usado anteriormente 38. Coloque os raviolis em uma bandeja 39 e coloque-os no congelador por pelo menos 2 horas; assim, eles manterão melhor a forma durante o cozimento.

Para o óleo de sálvia

Leve uma panela com água para ferver e branqueie por um minuto a salsinha 40 e a sálvia 41. Transfira as ervas aromáticas para água com gelo para interromper o cozimento e fixar a cor 42.

Escorra bem o excesso de água e pique grosseiramente com uma faca 43. Coloque as ervas em um liquidificador, adicione o óleo de sementes 44 e bata para obter uma mistura homogênea 45.

Despeje a mistura em uma panelinha e deixe ferver por 30 segundos 46, depois coe com uma peneira forrada com um pano ou gaze 47. Deixe o óleo obtido descansar por 30 minutos 48, eliminando as impurezas e reservando a parte restante.

Para a espuma de limão

Aqueça o leite e o creme de leite em uma panelinha em fogo alto 49, depois adicione a manteiga 50 e mexa para derreter 51.

Retire a panelinha do fogo e adicione as raspas 52 e o suco de limão 53. Tempere com sal e pimenta branca 54, depois deixe descansar.

Para cozinhar e servir

Retome o fundo de cozimento reduzido e despeje em uma frigideira com uma parte da manteiga 55, depois derreta suavemente. Enquanto isso, mergulhe os raviolis congelados na água fervente com sal, certificando-se de que não ferva muito vigorosamente para evitar que abram 56. Cozinhe os raviolis por cerca de 5 minutos, depois escorra e transfira para a frigideira com o molho 57.

Adicione a manteiga restante 58 e mexa delicadamente a frigideira para emulsionar sem o risco de quebrá-los 59. Neste ponto, retome a espuma de limão e misture brevemente com um mixer de imersão para formar uma leve espuma 60.

Sirva o ravioli com o seu molho, depois complete com a espuma de limão 61 e o óleo verde 62. O ravioli recheado de costelas de boi com espuma de limão está pronto para ser servido 63!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente o ravioli recheado de costelas de boi com espuma de limão.

O recheio de carne pode ser preparado com antecedência e conservado na geladeira por até 2 dias.

O óleo verde pode ser preparado com antecedência e conservado na geladeira, ou pode ser congelado.

Conselho

Salar as costelas de boi e deixá-las descansar por algumas horas antes de cozinhar ajuda a maximizar a reação de Maillard: após 10 minutos, você notará que a carne liberará um pouco de umidade que será então reabsorvida, por isso é importante secá-la bem para garantir uma perfeita douração.

Recomenda-se usar um vinho tinto e um Porto de boa qualidade porque, uma vez que a parte alcoólica evapora, eles conferirão sabor e aroma ao prato.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.