Risoto com camarões, abobrinha e flores de abóbora

/5

APRESENTAÇÃO

Um primeiro prato perfumado e rico em sabores ideal para um almoço de primavera! O risoto com camarões, abobrinha e flores de abóbora é um convite para celebrar a chegada da bela estação com produtos frescos e habilmente combinados entre si: camarões carnudos, deliciosas abobrinhas e delicadas flores de abóbora recheadas com um saboroso creme de ricota, para decorar os pratos antes de servir o risoto. Os sabores deste cremoso risoto com flores de abóbora são realçados especialmente pela cocção lenta e favorecida pela adição do caldo de crustáceos, usando as cascas dos camarões! Siga passo a passo como prepará-lo!

INGREDIENTES

Ingredientes para o risoto
Arroz Carnaroli 320 g
Camarões 500 g
Abobrinhas 2
Flores de abobrinha 12
Chalota 1
Manteiga 30 g
Vinho branco 50 ml
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Parmigiano Reggiano DOP 2 colheres - para ralar
Para o caldo de crustáceos
Água 1 l
Vinho branco 50 ml
Alhos-porós 1
Alho 1 dente
Salsa 1 punhado
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o recheio das flores de abóbora
Ricota de vaca 450 g
anchovas em óleo 2 filés
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o risoto com camarões, abobrinha e flores de abóbora, comece cortando a abobrinha em julienne: retire as extremidades da abobrinha 1, depois coloque-a no processador de alimentos equipado com disco para corte julienne 2. Em seguida, coloque a abobrinha cortada para escorrer e eliminar o líquido de vegetação 3.

Enquanto isso, descasque os camarões separando a carne das cascas que servirão para o caldo: retire a cabeça (se presente), depois as pernas e o invólucro externo 4. Monte a batedeira com a pá de borracha e na tigela do processador de alimentos, despeje um fio de azeite de oliva, o alho picado 5 e o alho-poró limpo e cortado em fatias 6; ajuste o botão de temperatura para 140º com velocidade 1.

Adicione também as cascas 7; coloque o botão de velocidade em 2 para que a pá misture intermitentemente. Depois, adicione o vinho branco 8, um pouco de salsa 9, sal e pimenta a gosto.

Adicione também a água 10 e cozinhe até que o nível do líquido seja reduzido à metade 11. Após alguns minutos de cozimento, baixe a temperatura para 100-110º e aumente a velocidade para 3: dessa forma, a pausa de mistura será mais longa. Enquanto o caldo cozinha, dedique-se às flores de abóbora recheadas de ricota: peneire a ricota para torná-la mais cremosa 12.

Tempere a ricota com anchovas escorridas do óleo de conservação 13 e moa a pimenta a gosto; preencha um saco de confeitar sem bico com o creme de ricota obtido. Em seguida, pegue as flores de abóbora, lave e seque-as delicadamente com papel de cozinha, depois retire as protuberâncias da base, abra-as cuidadosamente para remover o pistilo interno sem furar o fundo. Agora você pode recheá-las com o creme de ricota 14, e feche cada flor torcendo delicadamente as folhas para selar o recheio. Remova a pá de borracha e monte o cesto de cozimento a vapor; disponha as flores em forma de estrela 15 e cozinhe por 5-7 minutos.

Depois faça a mesma operação com os camarões 16, cozinhando-os por 2 minutos. Despeje o caldo de crustáceos em uma tigela, coando com uma peneira fina 17. Em seguida, despeje na tigela do processador de alimentos a manteiga para derreter; adicione também a cebola picada e refogue ajustando a temperatura para 120º e velocidade 1. Após dois minutos, adicione o arroz 18 e toste por 2 minutos.

Depois adicione o vinho branco 19 e deixe evaporar, aumente para 2 a velocidade e cozinhe o arroz por pelo menos 20 minutos, adicionando de vez em quando uma concha de caldo 20. 8 minutos antes do final do cozimento, adicione a abobrinha 21,

dois minutos antes do final do cozimento, adicione também os camarões 22, então no final do cozimento, misture com o Parmesão ralado (você pode omitir se não gostar). Quando o risoto estiver pronto, desligue o processador de alimentos 23 e sirva, decorando cada prato de risoto com camarões e abobrinha com 3 flores de abóbora recheadas com ricota 24!

Conservação

Conserve o risoto com camarões, abobrinha e flores de abóbora na geladeira em um recipiente hermético por 1 dia.
Você pode conservar as flores de abóbora recheadas na geladeira por 1 dia.
Não é recomendável congelar.

Conselho

Você pode enriquecer o creme de ricota para o recheio das flores de abóbora com atum em óleo no lugar das anchovas ou com uma mistura de ervas picadas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.