Risoto com cotechino, lentilhas e espumante

/5

APRESENTAÇÃO

Um prato que remete aos ingredientes principais para uma ceia de Ano Novo sob o signo da tradição, sorte e alegria: o risoto com cotechino, lentilhas e espumante, de fato, reinterpreta o eterno cotechino, que por tradição é saboreado no final do ano acompanhado de lentilhas. Essas leguminosas são especialmente apreciadas e frequentemente consumidas à meia-noite porque, na crença popular, trazem dinheiro!
Você pode decidir deixar as lentilhas de molho por 12 horas antes, ou evitar essa etapa, que tem apenas a vantagem de reduzir ligeiramente o tempo de cozimento. O espumante, por outro lado, dará sabor ao risoto, tornando-o um prato principal de sabor refinado que você pode servir de maneira elegante acompanhado de uma taça do mesmo espumante ou Champagne que você usou para cozinhá-lo!

Descubra também uma forma deliciosa de apresentar o cotechino, sobre Cotechino sobre creme de batatas!

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 350 g
Cotechino Modena pré-cozido 1
Vinho espumante 500 ml
Lentilhas 200 g
Caldo de legumes 500 ml
Parmigiano Reggiano DOP 100 g - para ralar
Chalota 60 g
Manteiga 40 g
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto com cotechino, lentilhas e espumante comece pelo Caldo de legumes, depois passe para as lentilhas: coloque-as em uma panela grande 1 e adicione água 2 até cobri-las. Acenda o fogo médio e cozinhe por pelo menos 40 minutos. Em seguida, divida as lentilhas em 2 tigelas: em uma coloque 1/3 das leguminosas e na outra 2/3 3.

Na tigela maior adicione uma concha de caldo de legumes 5, sal, pimenta e óleo a gosto. Em seguida, bata 2/3 das lentilhas com um mixer de imersão 5 para obter um creme. Assim, você terá lentilhas reduzidas a creme e inteiras para adicionar no final do cozimento 6.

Cozinhe também o cotechino pré-cozido em uma panela com água fervente de acordo com as instruções da embalagem (levará cerca de 15 minutos). Passado o tempo necessário, escorra-o e coloque-o em uma tigelinha para remover a embalagem externa 7, tendo cuidado para não se queimar com o líquido presente na embalagem. Retire a pele do cotechino 8, depois corte-o em fatias e, em seguida, em pequenos pedaços 9.

Então, limpe 10 e pique finamente a cebola 11. Em uma panela grande coloque 30 g de manteiga em pedaços 12 e derreta quase completamente em fogo bem baixo, mexendo com uma colher de pau para evitar que a manteiga queime.

Adicione um fio de azeite 13, depois coloque a cebola e deixe murchar. Neste ponto, adicione o cotechino em cubos 14 e o arroz 15.

Misture com uma colher de pau 16 e deixe o arroz tostar por alguns minutos, depois adicione o espumante 17 e deixe evaporar por um instante, mexendo. Adicione uma ou duas colheres de caldo para ajudar no cozimento 18. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos.

Depois adicione o creme de lentilhas 19, misture e adicione uma ou mais colheres de caldo, se necessário 20, cozinhe por mais 10-15 minutos. Em seguida, a poucos minutos do fim do cozimento, adicione o restante da manteiga e o parmesão ralado 21.

Mexa o risoto 22 e, finalmente, adicione as lentilhas inteiras 23 antes de desligar o fogo. Sirva o risoto com cotechino, lentilhas e espumante bem quente 24!

Conservação

O risoto com cotechino, lentilhas e espumante pode ser conservado na geladeira por no máximo 1-2 dias.
Não é recomendado congelar.

Conselho

Deixar as lentilhas de molho não é indispensável, apenas favorece uma leve redução do tempo de cozimento. No entanto, se você quiser acelerar a preparação, pode cozinhar as lentilhas na panela de pressão por 20 minutos em fogo bem baixo, assim reduzindo pela metade o tempo de cozimento.
Você pode cozinhar o arroz também com Champagne, se preferir, e servir o risoto com o mesmo espumante ou Champagne usado para cozinhá-lo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.