Risoto com couve-flor colorida, stracciatella e guanciale

/5

APRESENTAÇÃO

A couve-flor e todas as suas nuances: branca, amarela, roxa...vocês sabiam que existe uma verdadeira gama de tonalidades para este legume? Graças a essa mágica colorida da natureza, o seu risoto com couves-flores coloridas, stracciatella e guanciale será uma verdadeira surpresa para os seus convidados, além de ser ainda mais saboroso e apetitoso. É sabido que tornar a couve-flor deliciosa na cozinha não é simples; muitas vezes recorre-se à Couve-flor gratinada ou a camadas de Bechamel! Utilizando couve-flor amarela e roxa, com a adição da delicada stracciatella e crocante guanciale, você ficará agradavelmente surpreso. Agora é só ir ao fogão para preparar na nossa companhia este delicioso risoto com couves-flores, stracciatella e migalhas de guanciale!

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 320 g
Couve-flor 400 g - (amarelo e roxo)
Stracciatella 60 g
Guanciale 50 g
Manteiga 50 g
Grana Padano DOP 2 colheres - para ralar
Alecrim 2 - ramos
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para 1 litro de caldo de legumes
Couve-flor quanto baste - (o desperdício)
Cenouras 1
Cebolas 1
Sal grosso quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto com couves-flores coloridas, stracciatella e guanciale, comece removendo a pele do guanciale, depois fatie-o finamente 1 e disponha as fatias em uma assadeira com papel manteiga 2 e asse no forno, já aquecido a 180°, em modo ventilado, por cerca de 8 minutos 3.

Quando estiver pronto, pique o guanciale finamente com uma faca para obter as migalhas 4. Passe para as couves-flores. Retire imediatamente os talos 5 e mergulhe-os em uma panela com bastante água, a cenoura, a cebola e o sal grosso e deixe ferver por meia hora, obtendo assim o caldo de legumes que você usará para cozinhar o arroz. Enquanto o caldo cozinha, limpe as duas couves-flores retirando os buquês 6.

Enxágue-os sob água corrente fria e passe para o cozimento. Em uma caçarola, derreta 25 g de manteiga e perfume com um ramo de alecrim. Em seguida, na base quente, coloque os buquês da couve-flor roxa e amarela 7. Cozinhe por cerca de dez minutos, mexendo delicadamente de vez em quando 8 e ajudando-se com algumas conchas do caldo 9.

Não se esqueça de ajustar o sal e a pimenta 10 e de remover o ramo de alecrim ao final do cozimento 11. Sem descartar a base do cozimento, transfira os buquês cozidos para um recipiente e reserve-os 12.

No mesmo recipiente, coloque o arroz 13 e deixe-o tostar por alguns minutos, mexendo continuamente. Quando estiver pronto, regue com o caldo quente 14 e cozinhe mexendo de vez em quando; ajuste o sal e a pimenta a gosto. A dois minutos do final do cozimento, adicione os buquês 15

e finalize mexendo bem. Em seguida, desligue o fogo e acrescente o queijo ralado 16 e o restante da manteiga 17. Mexa bem e prossiga com a apresentação 18.

Decore finalmente com as migalhas de guanciale 19, os fios de stracciatella e algumas folhas frescas de alecrim 20 e aqui está o seu risoto com couves-flores, stracciatella e migalhas de guanciale 21.

Conservação

Uma vez pronto o risoto com couves-flores, stracciatella e migalhas de guanciale, é aconselhável saboreá-lo imediatamente. Em alternativa, você pode guardar na geladeira por um dia, mas a consistência será afetada. As migalhas de guanciale podem ser preparadas com várias horas de antecedência.

Conselho

Adicione frutas secas tostadas na panela, como por exemplo avelãs picadas grosseiramente, para tornar especial o seu risoto com couves-flores, stracciatella e migalhas de guanciale.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.