Risoto com maçãs, abóbora picante e sálvia

/5

APRESENTAÇÃO

“Uma maçã por dia mantém o médico longe” diz o famoso provérbio. Decidimos então usar esse elixir da saúde não só em preparações doces mas também em originais pratos principais, como no risoto maçãs e speck! Hoje queremos surpreendê-los novamente com um risoto cremoso e ainda mais especial: o risoto de maçãs, abóbora picante e sálvia. A polpa doce da maçã se funde com a maciez da abóbora em uma combinação arrebatadora de sabores. E o que dizer das suaves e perfumadas folhinhas de sálvia que trazem uma nota picante ao prato... descubra como tornamos a manteiga original e deixe-se conquistar por essa mistura de sabores: ficamos encantados e com certeza você também ficará!

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 320 g
Abóbora 500 g
Maçãs Fuji 500 g
Caldo de legumes 1 l
Chalota 60 g
Sálvia 2 folhas
Pimenta fresca 1
Azeite virgem extra 30 g
Salada de ricota 70 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto de maçãs, abóbora picante e sálvia, comece preparando o Caldo de legumes. Depois, dedique-se à limpeza da abóbora: corte-a em quartos e retire a casca externa 1. Em seguida, corte-a em fatias 2 para depois reduzi-la a cubinhos de 1 cm 3.

Depois, limpe e pique finamente o echalote 4. Aqueça uma panela com um fio de óleo e doure o echalote 5 por cerca de 5-6 minutos, mexendo continuamente. Você pode adicionar o caldo de legumes para ajudar no cozimento 6.

Acrescente a abóbora 7 e adicione uma concha de caldo 8: levará cerca de 15 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando o caldo for absorvido, adicione o arroz 9 e deixe torrar por cerca de 1 minuto.

Depois, vá adicionando mais caldo de legumes à medida que for absorvido para cozinhar o arroz 10: levará cerca de 20 minutos. Enquanto o arroz cozinha, corte uma pimenta e remova as sementes internas 11, depois corte-a em tiras finas junto com a sálvia já lavada 12.

Adicione o picado ao risoto que está cozinhando 13. Ajuste o sal e a pimenta 14. Neste ponto, pegue as maçãs: lave-as e seque-as bem, depois corte-as ao meio e depois em fatias, removendo a parte central do caroço 15. Não é necessário remover a casca, pois ela dará cor à preparação. Se preferir, pode removê-la.

Em seguida, corte as fatias de maçã em cubos de cerca de 2 cm 16. Quando faltarem 5-6 minutos para o final do cozimento do risoto, adicione as maçãs 17 e misture bem os ingredientes. Continue adicionando o restante do caldo. No final do cozimento, desligue o fogo e adicione a ricota salgada ralada 18.

Misture-a com os outros ingredientes 19: seu risoto de maçãs, abóbora picante e sálvia está agora pronto 20 para ser servido 21 e saboreado!

Conservação

Recomenda-se consumir o risoto de maçãs, abóbora picante e sálvia assim que estiver pronto. No entanto, você pode conservá-lo se sobrar em um recipiente hermeticamente fechado na geladeira por no máximo 2 dias.

Não é recomendado congelar.

Conselho

Se você quiser dar um toque diferente e um sabor mais intenso a esse risoto, pode optar pelo pecorino em vez da ricota salgada. Se, por outro lado, não gosta de sabores muito fortes, pode substituir a ricota salgada pelo mais comum Grana Padano.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.