Risoto com pasta de salame e Bonarda

/5

APRESENTAÇÃO

Aromas e sabores lombardos nesta receita! O risoto com pasta de salame e Bonarda é feito com ingredientes típicos do Oltrepò pavese: o vinho tinto Bonarda, de cor e sabor intensos, e a pasta de salame fresca, base dos deliciosos embutidos da região.
A pasta de salame é uma carne moída de porco enriquecida com grãos de pimenta inteiros; se não a encontrar, pode sempre substituí-la por uma linguiça fresca típica da sua região.
Preparar o risoto com pasta de salame e Bonarda é fácil e rápido: uma base de cebola refogada, arroz tostado por alguns minutos, pasta de salame bem dourada e cozimento com Bonarda e caldo de carne!
Em vinte minutos, você terá preparado um prato saboroso e delicioso, para saborear em companhia com uma boa taça de vinho!

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 320 g
Pasta de salame 300 g
Bonarda 180 ml - Oltrepò pavese DOC
Cebolas roxas 80 g
Grana Padano DOP 40 g - para ralar
Manteiga 20 g
Caldo de carne 1 l
Azeite virgem extra 2 colheres
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Salsa quanto baste - para picar (opcional)

Preparação

Para preparar o risoto com pasta de salame e Bonarda, pique finamente uma cebola roxa e refogue-a, em uma panela grande, com algumas colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem 1. Adicione uma concha de caldo de carne e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, até ficar macia 2. Neste ponto, junte a pasta de salame 3,

esfarele-a com a ajuda de uma colher 4 e cozinhe até ficar dourada. Em seguida, toste o arroz por cerca de 5 minutos em fogo alto 5, regue com o Bonarda e, logo depois, abaixe a intensidade do fogo 6.

Continue a cozinhar o arroz, adicionando uma concha de caldo de cada vez 7, apenas quando o anterior tiver sido absorvido pelo arroz, mexendo continuamente. Após o cozimento do arroz, retire a panela do fogo e misture com manteiga, queijo grana ralado e salsa fresca 8. Aqui está o seu risoto com pasta de salame e Bonarda pronto 9: você vai adorar!

Conservação

Você pode conservar o risoto na geladeira em um recipiente hermeticamente fechado por alguns dias.
Não é recomendado congelar.

Curiosidades

O Bonarda é um vinho produzido a partir de uma uva tinta, comum tanto no Piemonte, onde se produz o Bonarda piemontês, quanto na Lombardia. O nome Bonarda parece derivar dos dois termos longobardos Bono e Hard, ou seja, forte e corajoso.
O Bonarda produzido no Oltrepò pavese é, na verdade, feito com uva croatina: croatina deriva do termo dialetal "croatta", ou seja, gravata e indicava que o vinho produzido com essa uva era consumido nos dias de festa, justamente quando se usava gravata.

Conselho

A pasta de salame, verdadeira delícia, é originária do Oltrepò pavese e, infelizmente, quase impossível de encontrar fora da Lombardia. Enquanto os produtores não se organizam para exportar essa iguaria mundialmente, se você vive em outras regiões, recomendo substituí-la por uma das linguiças típicas da sua área: você descobrirá uma nova maneira de apreciar um sabor local!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.