Ossobuco de peru com risoto

/5

APRESENTAÇÃO

Quando se fala em ossobucos, o pensamento vai imediatamente para uma das receitas da tradição culinária lombarda, ou seja, os famosos ossobucos à milanesa acompanhados com o clássico risoto de açafrão. Esta receita típica inspirou o prato de hoje: ossobuco de peru com risoto. Tenros ossobucos de peru, em alternativa ao vitelo, acompanhados por um aromático risoto com muitas abobrinhas e flores saborosas que colorem o prato. Um prato único, rico e substancioso para acolher o outono com sabor!

INGREDIENTES

Ingredientes para o ossobuco
Pernil de peru 950 g - (quatro)
Alho 10 g
Casca de limão ½
Salsa 40 g
Caldo de carne 500 ml
Cebolas brancas 150 g - (picada)
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino quanto baste
Farinha tipo 00 50 g
Manteiga 50 g
Vinho branco 80 ml
para o risoto
Arroz Carnaroli 350 g
Caldo de legumes 1 l
Abobrinha bebê 250 g
Flores de abobrinha 125 g
Aipo ½ talo
Cenouras ½
Cebolas brancas ½
Grana Padano DOP 50 g - (para ralar)
Manteiga 10 g
Azeite virgem extra 30 g
Vinho branco 45 g

Preparo

Para preparar os ossobucos de peru com risoto, comece preparando os ossobucos de peru: faça cortes na membrana ao redor dos ossobucos com uma faca 1, isso evitará que os ossobucos "enrolem" durante o cozimento. Em seguida, envolva-os com barbante 2, enfarinhe os quatro ossobucos dos dois lados 3 e reserve-os em uma tigela.

Em uma panela grande, coloque a manteiga e o óleo 4, adicione a cebola picada finamente 5 e deixe-a murchar em fogo baixo com uma concha de caldo de carne 6.

Quando a cebola estiver transparente (isso levará cerca de 15 minutos), adicione na panela os ossobucos e doure-os bem de ambos os lados 7. Depois, regue-os com um copo de vinho branco 8. Deixe evaporar, ajuste o sal e a pimenta, e então adicione o caldo 9.

Deixe cozinhar em fogo baixo por pelo menos 45 minutos, cobrindo com uma tampa 10 mas deixando uma pequena abertura; mova a panela de vez em quando para não grudar os ossobucos e adicione um pouco de caldo quando necessário. Pique junto a salsa, o alho e a casca do limão 11 e reserve a mistura obtida que será usada para temperar os ossobucos. Enquanto isso, prepare o risoto: Separe as abobrinhas das flores 12,

lave as abobrinhas e corte em rodelas 13, abra as flores para remover os pistilos internos 14 e deixe-as inteiras. Pique os vegetais para o refogado seguindo nosso guia de como fazer o refogado. Em uma panela, aqueça o azeite de oliva, adicione os vegetais picados 15,

refogue por alguns minutos e, em seguida, adicione uma concha de caldo de legumes 16 e continue cozinhando por pelo menos 10 minutos. Depois, adicione o arroz, toste-o, regue com vinho branco 17 e deixe evaporar, continue cozinhando o risoto adicionando o caldo aos poucos 18.

Na metade do cozimento do risoto, adicione as abobrinhas 19 e quando o risoto estiver cozido, desligue o fogo e misture com o queijo ralado 20, a manteiga 21

e por último adicione as flores de abóbora 22. Enquanto isso, os ossobucos também estarão cozidos, aromatize-os com a mistura de ervas 23 e sirva o risoto quente acompanhado dos ossobucos 24.

Conservação

Recomenda-se consumir o ossobuco com risoto imediatamente ou conservar na geladeira por no máximo um dia, em um recipiente hermético. Você pode congelar os ossobucos, mas não é aconselhável congelar o risoto.

Dica

Como alternativa aos ossobucos de peru, você também pode usar os de vitelo. Para acompanhar a carne, você também pode preparar polenta, para uma versão mais invernal.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.