Rolinhos de espada ao molho com alcaparras

/5

APRESENTAÇÃO

Está à procura de um segundo prato saboroso e cheio de sabor? Por que não escolher uns bons rolinhos! A carne macia do peixe-espada é perfeita para este tipo de preparações, como no caso dos deliciosos rolinhos cataneses! Nesta receita, propomos uma versão suculenta, com um recheio apetitoso de miolo de pão, azeitonas e alcaparras para enrolar seus rolinhos e mergulhá-los em um molho de tomate perfumado com manjericão. Uma receita simples, mas que permitirá saborear toda a qualidade dos ingredientes: do peixe-espada fresco ao manjericão perfumado, até a polpa de tomate encorpada e as saborosas alcaparras, de preferência de Pantelleria. Então, todos para a cozinha para preparar os rolinhos de peixe-espada ao molho com alcaparras!

INGREDIENTES

Ingredientes para 12 rolinhos
Peixe-espada 600 g - (um único pedaço)
Pão 50 g - miolo de pão
Azeitonas 20 g - sem caroço
Alcaparras em conserva 15 g
Azeite virgem extra 25 g
Tomilho 2 raminhos
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o molho
Polpa de tomate 400 g
Alho 1 dente
Vinho branco 50 g
Azeite virgem extra 25 g
Manjericão 5 folhas
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os rolinhos de peixe-espada ao molho com alcaparras, comece pelo recheio: retire a crosta do pão 1 (de preferência dormido, assim será mais fácil separar o miolo) e corte-o em pedaços 2. Coloque-os em um processador de alimentos e triture até que o miolo fique esfarelado 3.

Coloque o miolo triturado em uma tigela, adicione sal e pimenta 4 e despeje o azeite 5. Retire as folhinhas de tomilho 6

e adicione-as à mistura 7; pique as alcaparras em conserva com uma faca 8 (se usar alcaparras salgadas, tenha muito cuidado ao dessalgar, enxaguando em água corrente e depois secando com papel absorvente) e junte-as ao miolo triturado 9,

depois corte as azeitonas em rodelas 10 e adicione-as à mistura, mexendo para incorporar todos os ingredientes 11. Passe agora para o peixe-espada: se ainda tiver a pele, remova-a colocando o filé com o lado da pele sobre uma tábua de corte e, em seguida, com uma faca bem afiada, separe a polpa 12:

continue deslizando a lâmina entre a polpa e a pele até que esta esteja completamente separada 13. Corte o peixe-espada em fatias de cerca de 5 mm de espessura 14 e bata levemente com um martelo de carne 15.

Coloque no meio uma parte da mistura preparada anteriormente 16 e depois dobre as bordas para dentro 17; enrole-as para cima 18,

depois insira um palito 19: assim, durante o cozimento, não se abrirão e não deixarão o recheio escapar. Deixe dourar um dente de alho no azeite (se preferir um aroma mais suave, pode cortar o alho ao meio e retirar o miolo) e, assim que o azeite estiver bem quente, adicione os rolinhos de peixe-espada 20. Deixe dourar rapidamente em fogo alto dos dois lados e, assim que ficarem claros, regue com o vinho branco 21.

Quando o álcool evaporar, reserve os rolinhos 22, conservando o líquido do cozimento. Adicione a polpa de tomate ao fundo do cozimento 23, ajuste o sal e a pimenta e coloque os rolinhos de peixe-espada 24.

Perfume tudo adicionando folhas de manjericão fresco 25 e finalmente tampe para continuar o cozimento em fogo baixo por mais 5 minutos 26. Finalmente, sirva seus rolinhos de peixe-espada ainda bem quentes 27!

Conservação

Recomenda-se consumir os rolinhos de peixe-espada imediatamente; se sobrarem, podem ser armazenados na geladeira por 1 dia em um recipiente hermético.

Conselho

Quando bater o peixe-espada, faça sem usar muita força, caso contrário, pode rasgar os tecidos: se não estiver seguro, pode fechar as fatias de peixe-espada entre duas folhas de papel manteiga!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.