Rolinhos de pão sírio com salmão, abacate e creme de iogurte

/5

APRESENTAÇÃO

Todo buffet que se preze deve ser adornado com várias tipologias de finger food. Nos dias de hoje, não é sempre fácil encontrar tempo para preparações elaboradas, por isso escolhemos propor esses fantásticos enroladinhos de pão sírio com salmão, abacate e creme de iogurte, perfeitos também para servir em um happy hour entre amigos! O segredo deste prato está justamente na marinada do salmão norueguês, que, obtida através de simples passos, o tornará macio e saboroso mesmo sem cozimento! As combinações para enriquecer esses enroladinhos de pão sírio são infinitas, utilizamos tomates e abacate para um sabor delicado e envolvente, mas para uma versão sempre diferente, tente adicionar abobrinha grelhada ou um punhado de rúcula! O creme de iogurte, enriquecido com limão, dará aos seus rolinhos um retrogosto levemente ácido e fresco, para um resultado irresistível! Tente fazer você mesmo esses enroladinhos com salmão, abacate e creme de iogurte, não será fácil encontrar outra receita que satisfaça em tão pouco tempo!

INGREDIENTES
Filé de salmão 300 g - norueguês
Piadina 4
Suco de limão 50 g
Azeite virgem extra 60 g
Sal fino quanto baste
Abacate 250 g
Pimenta preta quanto baste
Iogurte grego 200 g
Tomates San Marzano 250 g

Preparação

Para preparar os enroladinhos de pão sírio com salmão, abacate e creme de iogurte, comece fazendo a marinada para o salmão. Esprema os limões 1, obtendo 50 g de suco, para essa operação serão necessários 1 ou 2 limões, dependendo do tamanho. Despeje 50 g de óleo em uma tigelinha, reservando os outros 10 g, e adicione uma pitada de sal e pimenta 2. Neste ponto, adicione o suco de limão 3

e mexa rapidamente com um garfo 4. Reserve a marinada e cuide do filé de salmão. Como o peixe não será cozido, mas apenas marinado, se usar um filé de salmão norueguês, não será necessário tratá-lo previamente, caso contrário, certifique-se de que o salmão foi congelado antes da compra. Neste ponto, retire com uma pinça qualquer espinha 5 e, se houver, elimine a pele. Usando uma faca bem afiada, corte fatias finíssimas de salmão, fazendo cortes horizontais 6.

Coloque as fatias de salmão em uma travessa 7, despejando a marinada 8 entre uma camada e outra de salmão 9. Cubra tudo com filme plástico e deixe descansar por cerca de 1 hora na geladeira.

Passado esse tempo, comece a preparar os outros ingredientes para o recheio. Pegue um abacate, divida-o ao meio e retire o caroço 10. Em seguida, descasque cada metade da fruta, bastando puxar delicadamente a pelinha externa 11, fatie-o 12 e reserve.

Agora passe para o creme: despeje o iogurte grego em uma tigelinha e rale diretamente a casca do limão 13, ajuste o sal e a pimenta, em seguida, adicione os 10 g restantes de óleo 14. Mexa delicadamente com uma colher 15 para misturar os ingredientes.

Lave os tomates, corte as pontas e fatie-os 16. Pegue o salmão já marinado 17 e comece a montar o prato. Primeiro, será necessário aquecer os pães sírios em uma frigideira antiaderente, de ambos os lados por cerca de 1 minuto 18.

Transfira-os para uma tábua e recheie cada pão sírio aquecido, posicionando na parte central o salmão, as fatias de abacate 19, as de tomate 20, e o creme de iogurte 21.

Enrole o pão sírio 22 e corte em fatias de cerca de 2-3 cm 23. Continue assim até terminar todos os ingredientes e sirva seus enroladinhos de pão sírio com salmão, abacate e creme de iogurte!

Conservação

Recomenda-se consumir os enroladinhos de pão sírio com salmão, abacate e creme de iogurte logo após o preparo, como alternativa, eles podem ser armazenados por no máximo 1 dia na geladeira.

Aconselha-se contra o congelamento.

Conselho

Para obter enroladinhos bem feitos e compactos, é preferível envolver os pães sírios já recheados e enrolados com filme plástico e deixá-los descansar na geladeira por pelo menos 10 minutos antes de cortá-los!

Personalize seu creme usando casca de laranja, cebolinha ou hortelã!

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicru

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelá-lo por pelo menos 96 horas a -18 graus em congelador doméstico com 3 ou mais estrelas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.