Rosata de Altamura

/5

APRESENTAÇÃO

A receita da rosata de Altamura nos leva a uma das vilas mais encantadoras da Puglia, já conhecida pelo seu famoso pão de origens antigas preparado com a sêmola de trigo duro que também possui o selo DOP. Nesta terra rica e fértil, há outro produto de qualidade reconhecido como presidio slow food: estamos falando da amêndoa de Toritto, um centro próximo a Altamura onde se produz este fruto de sabor intenso e textura única que se presta perfeitamente à preparação de doces. As mulheres de antigamente sabiam bem disso, e com estas ótimas amêndoas preparavam a rosata, um bolo da tradição altamurana macio e de sabores simples que chegou até nós, transmitido de geração em geração sem perder sua genuína bondade!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 24 cm
Amêndoas 300 g - não descascadas
Farinha tipo 00 50 g
Claras 230 g - (cerca de 6)
Gemas 110 g - (cerca de 6)
Açúcar 170 g
Gotas de chocolate amargo 100 g
Licor de bruxa 20 g
Suco de limão quanto baste
Para polvilhar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparo

Para preparar a rosata de Altamura, primeiro coloque as amêndoas na tigela do processador junto com 50 g de açúcar retirados da quantidade total 1. Acione as lâminas do processador para obter uma mistura arenosa homogênea 2. Agora separe as gemas das claras e coloque estas últimas em uma tigela grande, bata-as com uma batedeira elétrica adicionando algumas gotas de limão 3.

As claras devem ficar claras e espumosas 4. Bata também as gemas 5 junto com o açúcar restante 6.

Aromatize com o licor 7 e depois incorpore aos poucos a farinha de trigo 00 8 e as amêndoas trituradas no processador 9.

Quando a massa estiver bem homogênea, adicione as gotas de chocolate 10 e as claras batidas 11, depois misture delicadamente com movimentos de baixo para cima para não desmontar a mistura. Despeje a massa em uma forma de 24 cm de diâmetro que você já untou previamente 12.

Asse o bolo 13 em forno estático pré-aquecido a 160° por 50 minutos. Ao final do cozimento, retire a rosata de Altamura do forno 14, deixe esfriar um pouco e depois desenforme e decore a superfície com açúcar de confeiteiro a gosto 15.

Conservação

A rosata de Altamura se conserva à temperatura ambiente, sob uma cúpula de vidro, por 2-3 dias. Você pode congelá-la após o cozimento.

Dica

Como todas as receitas tradicionais, a rosata de amêndoas conhece várias variantes, há quem aromatize a massa com canela ou baunilha e quem não use licor. O que não pode faltar são as amêndoas, que devem ser de alta qualidade!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.