Salada de arroz com 4 tomates

/5

APRESENTAÇÃO

A salada de arroz com 4 tomates é um prato principal fresco e fácil de preparar, perfeito para a estação quente. Escolher entre as muitas variedades de tomates que existem não foi fácil, mas confiamos no nosso paladar e optamos por 2 variedades de tomatinhos, vermelhos e amarelos, nossos amados pachinos e o tomate camone, uma variedade da Sardenha com aroma e sabor intensos. Os tomates salteados rapidamente vão conferir a este prato toda a sua doçura e, ao mesmo tempo, um toque ácido, para um sabor que nunca cansa! Para decorar o prato, adicionamos pedaços de queijo fresco, que vão conferir cremosidade e muitas ervas aromáticas e raspas de limão para um aroma realmente único! Uma salada fresca perfeita para saborear em qualquer momento e em qualquer lugar!

INGREDIENTES
Arroz 320 g
Tomates datterini 150 g - amarelos
Tomates datterini 150 g
Tomates-cereja 150 g
Tomates da Sardenha (camone) 150 g
Cebolas roxas 1 - média
Robiola 180 g
Raspas de limão quanto baste
Orégano quanto baste
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a salada de arroz com 4 tomates, primeiro lave bem todos os tomates. Corte ao meio os tomatinhos vermelhos 1 e faça o mesmo com os amarelos 2 e com os tomatinhos cereja 3.

Pegue o tomate camone, remova o pendúculo e corte-o ao meio. Coloque o tomate na tábua de corte com a casca para cima e corte em gomos de 1,5 cm 4. Corte cada gomo de modo a obter 3 triângulos iguais 5. Agora, pegue a cebola e descasque-a 6.

Corte-a em fatias finas 7 e passe para a cocção. Aqueça uma frigideira grande, adicione um fio de óleo e a cebola 8. Deixe refogar em fogo médio-baixo por alguns minutos, adicionando cerca de 20 g de água. Quando estiver bem refogada, adicione os 4 tipos de tomates 9.

Ajuste o sal 10 e salteie os tomatinhos por cerca de 5 minutos. Transfira-os para um recipiente e reserve 11. Cozinhe o arroz em água fervente com sal conforme o tempo indicado na embalagem.

Quando estiver cozido, escorra 13 e resfrie em água corrente fria 14. Escorra bem o arroz da água e transfira para uma tigela 15.

Adicione um fio de óleo 16, misture 17 e deixe amornar. Transfira o arroz para uma tigela grande, adicione os 4 tomates já mornos 18 e misture novamente.

Despedace a robiola com as mãos 19, reunindo-a em uma tigelinha 19. Transfira o arroz para os pratos 21.

Adicione os pedaços de robiola, folhas de orégano e manjericão, quebrando-as com as mãos 22. Termine com raspas de limão 23, um fio de óleo e sirva sua salada de arroz com 4 tomates 24.

Conservação

A salada de arroz se conserva na geladeira bem coberta por 2 dias. Se você optar por prepará-la com antecedência, adicione o queijo e as ervas aromáticas apenas no momento de servir!

Conselho

Recomendamos adicionar a robiola apenas no final para evitar que a salada fique muito compacta e que os grãos de arroz grudem.

Orégano e manjericão podem ser substituídos por manjerona e tomilho.

As raspas de limão podem ser substituídas por raspas de limão siciliano.

O queijo fresco pode ser substituído por cubos de feta ou quartirolo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.