Salada de feijão borlotti fresco

/5

APRESENTAÇÃO

Falta um acompanhamento no seu menu de verão que seja fresco, genuíno e substancioso? Temos a solução para você: a salada de borlotti frescos, um prato que combina o sabor inconfundível dos borlotti com a doçura dos tomatinhos cereja, tudo temperado com o aroma refinado do echalote. Esta salada reforçada é uma carga de fibras e energia, perfeita para se refrescar com sabor nos dias ensolarados do verão. Os feijões, protagonistas indiscutíveis das sopas de inverno, aqui são apresentados na sua versão mais fresca, ideal também para preparar pratos principais saborosos como a macarrão e feijão de verão. A simplicidade desta salada evoca sabores de antigamente, com seu toque um pouco rústico na combinação desses frutos pobres mas saborosos da horta. Com a salada de borlotti frescos, você trará à mesa um prato de verão saudável e ao mesmo tempo delicioso!

INGREDIENTES
Feijão borlotti 500 g
Tomates-cereja 150 g
Manjericão 9 folhas
Chalota 100 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra 30 g
Tomilho 3 raminhos

Preparo

Para preparar a salada de borlotti frescos, comece pelos legumes: descasque-os e coloque os feijões numa tigela 1: você obterá 270 g de feijões já limpos. Coloque no fogo uma panela grande cheia de água e assim que ferver, adicione os borlotti 2. Cozinhe por cerca de 35 minutos sem tampa. Enquanto isso, limpe os echalotes 3

e divida-os em quatro partes 4. Lave os tomatinhos e corte-os ao meio 5. Numa assadeira, coloque os tomatinhos e os pedaços de echalote 6.

Perfume com as folhinhas de tomilho fresco 7 e tempere com 20 g de azeite de oliva 8. Misture para temperar e asse na parte central do forno pré-aquecido em modo estático por 20 minutos a 200°. Ao final do cozimento, retire a assadeira do forno e deixe esfriar à temperatura ambiente 9.

Enquanto isso, passaram-se os 35 minutos de cozimento dos feijões, adicione sal 10 e continue o cozimento por mais 5 minutos. Uma vez terminado, desligue o fogo, escorra os feijões 11 e transfira-os para uma tigela, adicione também os tomatinhos e os echalotes assados 12. Ajuste o sal, adicione pimenta

e tempere com 10 g de azeite de oliva 13. Misture para temperar e sirva a salada de borlotti frescos nos pratos 14 perfumando com folhinhas de manjericão fresco 15.

Conservação

Conserve a salada de borlotti frescos na geladeira por no máximo 2 dias coberta com filme plástico. Não é recomendável congelar.

Dica

Quem gosta de notas agridoce pode adicionar uma pitada de açúcar mascavo aos tomatinhos antes de assá-los, assim eles caramelizam ligeiramente.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.