Sopa de macarrão e feijão borlotti

/5

APRESENTAÇÃO

A sopa de macarrão e borlotti é um prato único, muito nutritivo e equilibrado, adequado para ser consumido especialmente durante a temporada de inverno. A sopa de macarrão e borlotti requer um cozimento prolongado, mas é realmente simples de preparar: basta preparar um rico refogado com os vegetais e a pancetta finamente picada, no qual cozinharão, em fogo baixo, as batatas e os feijões borlotti; próximo ao final do cozimento será adicionado o macarrão. Recomendamos servir a sopa de macarrão e borlotti bem quente, com um fio de azeite de oliva extravirgem a cru.

INGREDIENTES
Massa 250 g - Mafalde curtas napolitanas
Feijão borlotti seco 300 g
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Cebolas 1
Guanciale 50 g
Batatas 300 g
Alecrim 2 raminhos
Caldo 1 ¼ l - vegetal
Alho 1 dente
Louro 2 folhas
Azeite virgem extra 5 colheres
Sal fino quanto baste

Preparo

Para fazer a sopa de macarrão e borlotti, coloque os feijões borlotti de molho em bastante água fria por pelo menos 8 horas 1. Prepare o caldo de legumes e reserve (para saber mais sobre como preparar o caldo Caldo de legumes), depois limpe e lave os vegetais, em seguida corte em cubos finos as batatas 2, a cenoura 3,

o aipo 4 e a cebola. Pique finamente a pancetta (ou toucinho) 5 e coloque para dourar um dente de alho esmagado com o azeite de oliva extravirgem.

Adicione a pancetta e, quando estiver quase derretida, adicione a mistura para o refogado 8, as batatas e cozinhe tudo em fogo alto por 5 minutos, mexendo frequentemente para não queimar 9.

Passado o tempo de molho, escorra bem os feijões 10 e adicione-os na panela abaixando o fogo 11, acrescente os aromas (alecrim e louro) 12, ajuste o sal

e adicione o caldo de legumes 13, depois leve para ferver. Cubra tudo com uma tampa e cozinhe por cerca de uma hora e meia, verificando de tempos em tempos os feijões, que devem estar tenros, mas não desmanchando (se secarem demais, adicione mais caldo ou água quente). Quando os feijões estiverem tenros, adicione o macarrão 14 e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem, mexendo frequentemente para evitar que grude no fundo. A sopa de macarrão e borlotti está pronta: sirva-a bem quente, com um fio de azeite de oliva extravirgem a cru.

Conservação

Conserve a sopa de macarrão e borlotti em um recipiente hermético, colocado na geladeira, por no máximo 1-2 dias.

Conselho

A consistência deve ser de uma sopa, por isso não deve ser excessivamente líquida nem muito seca. Por essa razão, é bom que você ajuste a seu gosto a quantidade de líquido a ser adicionada à medida que a sopa está cozinhando, levando em conta que tanto as batatas quanto o macarrão têm um componente amiláceo que é liberado durante o cozimento e tende a se ligar ao líquido e, portanto, a engrossar.

Como fazer o refogado

Leggi la scheda completa: Como fazer o refogado
Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.