Polenta e feijão

/5

APRESENTAÇÃO

Nesta receita queremos propor uma das preparações mais tradicionais e genuínas: a polenta. Quantas histórias enquanto se aguarda que a união entre farinha de milho e água faça a mágica, mexendo continuamente no caldeirão de cobre com o clássico bastão de madeira... hoje convidamos você a preparar polenta e feijão, um comfort food perfeito para compartilhar nos dias mais frios de inverno. Existem muitas versões desta receita, com ou sem bacon ou toucinho, ou os famosos "Calzagatti" modenesi, que previam fritar ou aquecer na brasa as porções após o cozimento. Nós propomos que você a saboreie simplesmente assim... quente e cremosa, temperada com saborosos feijões borlotti ao tomate! Porque polenta e feijão é a síntese perfeita dos sabores de outrora, capazes de conquistar os paladares com sua sinceridade. Como descrever resumidamente este prato? Histórico mas atual, absolutamente irresistível!

Experimente também estas receitas tradicionais à base de polenta:

  • Polenta concia
  • Polenta com linguiça e queijo
  • Polenta frita
  • Polenta taragna

 

INGREDIENTES

Para a polenta
Farinha de milho 250 g - para polenta
Água 1 l
Azeite virgem extra 6 g
Sal grosso 3 g
Para os feijões
Feijão borlotti seco 500 g
Tomates San Marzano 400 g
Água 1 ½ l
Chalota 40 g
Louro quanto baste
Alecrim quanto baste
Orégano quanto baste - seco
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar polenta e feijão comece colocando os feijões de molho por pelo menos 12 horas 1, talvez na noite anterior. Depois, escorra-os e enxágue-os em água corrente fresca 2. Em seguida, coloque-os em uma panela de bordas altas 3.

Cubra os feijões com água 4, aromatizando com as folhas de louro 5 e alecrim bem lavadas 6.

Salgue 7 e apimente. Leve à fervura, então cubra com a tampa e cozinhe por cerca de uma hora em fogo baixo. Enquanto os feijões cozinham, dedique-se ao molho: pique finamente o echalote 9.

Refogue o echalote com o óleo em uma frigideira antiaderente, continuando a mexer para evitar que queime 10. Quando o echalote estiver bem dourado, adicione os tomates 11 e amasse-os com a concha. Aromatize com o orégano 12 e misture bem tudo.

Cozinhe em fogo baixo com a tampa por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando 13. Após este tempo e concluído também o cozimento dos feijões, retire deles o alecrim 14 e as folhas de louro 15.

Adicione o molho de tomate aos feijões 16 e misture bem os ingredientes para que os aromas se combinem 17. Deixe cozinhar assim em fogo baixo por mais 30 minutos. Enquanto conclui o cozimento dos feijões, dedique-se à preparação da polenta: pegue outra panela de bordas altas, encha-a com água e leve à fervura, salgue e adicione o óleo. Quando a água ferver, adicione a farinha de milho em chuva, continuando a mexer energicamente com um batedor manual para evitar a formação de grumos 18.

Cozinhe a polenta por cerca de 50 minutos em fogo baixo, continuando a mexer frequentemente com uma colher de pau para misturar bem os ingredientes e evitar a formação de grumos 19. Neste ponto, a polenta também estará pronta: sirva-a preferencialmente em tigelas de terracota, colocando por cima algumas colheradas de feijão (se ao mesmo tempo tiverem esfriado, pode aquecê-los levemente antes de servir) 20. Tempere com um fio de óleo e uma pitada de pimenta, decore com algumas folhas de alecrim e sirva sua polenta e feijão ainda quente 21!

Conservação

Polenta e feijão pode ser conservada na geladeira em recipiente hermético por no máximo 3-4 dias.

Os feijões também podem ser conservados na geladeira em recipiente hermético por no máximo 2 dias.

Não é recomendado congelar.

Conselho

Em algumas versões de polenta e feijão também são adicionadas as toucinhos que tornarão a preparação ainda mais rica e substancial!

Se preferir, pode substituir o echalote por cebola roxa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.