Salada de massinha sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

Crianças de todas as idades, acreditam que a massinha é um prato entediante e de inverno? Hoje com a nossa receita queremos fazê-los mudar de ideia! Pegamos os ditalini sem glúten, cozinhamos conforme o manual em um suculento caldo de carne e... bem ali, onde a “habitual” receita termina, começa a tomar forma a nossa versão: salada de massinha sem glúten! Uma receita colorida e deliciosa, assim como já tínhamos feito para as almôndegas de massinha sem glúten. Este pequeno formato, impregnado dos aromas do caldo, é ainda mais enriquecido com os ingredientes mais saborosos: azeitonas, presunto cru, feta, tomatinhos e folhas de manjericão. O resultado é um festival de sabores e cores para um prato principal fresco, adequado a todas as estações, que oferecerá às crianças uma nova maneira de saborear seu formato de massa favorito... quem sabe para levar à escola na hora do almoço!

INGREDIENTES
Ingredientes para a salada de massinha sem glúten
Ditalini sem glúten 200 g
Speck 80 g
Tomates Piccadilly 160 g
Azeitonas pretas 80 g
Feta 100 g
Manjericão 4 folhas
Azeite virgem extra 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Caldo de carne 1 l

Preparo

Para preparar a salada de massinha sem glúten, comece preparando um bom caldo de carne. Limpe os legumes, corte-os e transfira-os para a panela junto com a carne e cubra com 3 litros de água 1. Deixe cozinhar por duas horas em fogo médio-alto, adicione mais 1 litro de água e finalize o cozimento por uma hora em fogo baixo 2. No final do cozimento, coe o caldo 3

E transfira-o novamente para a panela. Quando começar a ferver novamente, pegue a massa 4 e cozinhe-a no caldo de carne. Enquanto os ditalini cozinham, dedique-se ao tempero. Limpe os tomates e corte-os primeiro em gomos 5 e depois em cubinhos 6.

Corte o presunto cru em tiras 7 e o feta em cubinhos 8. Finalmente, retire os caroços das azeitonas 9.

Escorra a massinha já cozida 10 e transfira para uma tigela grande. Tempere imediatamente com uma colher de sopa de óleo, misture para não grudar 11 e deixe esfriar. Em seguida, adicione os tomatinhos, o feta 12

O presunto cru 13, as azeitonas 14 e o manjericão rasgado com as mãos 15.

Por fim, ajuste o sal e a pimenta 16 e misture bem para amalgamar os sabores 17. Agora sua salada de massinha sem glúten está pronta para ser saboreada!

Armazenamento

Você pode conservar a salada de massinha sem glúten por 1 dia na geladeira bem coberta.

Dica

O bom das saladas de massa é que podem ser personalizadas sem limites: experimente adicionar alcaparras ou tomatinhos secos, ou cubinhos de mozzarella ou queijo de massa mole, ou ainda, para os paladares mais delicados, substitua o saboroso presunto cru por cubinhos de presunto cozido! Se você não tiver manjericão fresco, pode usar orégano seco!

Para conservar o caldo de carne, se você usou ingredientes frescos não descongelados, pode congelá-lo em pequenas porções para usar conforme necessário.

Para um preparo correto das receitas sem glúten

Para receitas sem glúten, recomendamos comprar apenas produtos que tenham o símbolo da espiga cortada na embalagem, certificados sem glúten, recomendados pelo manual da AIC Associação Italiana de Celíacos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.