Almôndegas de massinha sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

Basta dizer "almôndegas" para chamar a atenção de todos à mesa. Redondas, saborosas... uma puxa a outra. Hoje, propomos um ingrediente incomum para fazer bolinhas deliciosas que vão alegrar a todos! As almôndegas de massinha sem glúten são uma preparação realmente saborosa, que fará até os mais céticos se renderem ao seu sabor. Um dos formatos de massa mais queridos pelos pequenos, as estrelinhas, são cozidas em um delicioso caldo de carne e transformadas, como por mágica, em almôndegas substanciais, para serem servidas como aperitivo ou finger food, até mesmo como um aperitivo original! As almôndegas de massinha sem glúten guardam uma granola de pistache que realçará todo o seu sabor e, graças à panagem de milho, conquistarão você com sua extrema crocância. Atenção, porém... até seus filhos vão se apaixonar por elas e podem deixar propositalmente a massinha no prato, pedindo sempre para você preparar essas almôndegas crocantes!

INGREDIENTES

Ingredientes para 24 almôndegas
Estrelas sem glúten 200 g
Caldo de carne 1 l
Parmigiano Reggiano DOP 60 g - ralado
Granulado de pistache 50 g
Farinha de milho 20 g - sem glúten
Ovos 110 g - (cerca de 2)
Amido de milho (maizena) 20 g
para empanar
Farinha de milho 130 g - sem glúten
para fritar
Óleo de amendoim 500 g

Preparo

Para preparar as almôndegas de estrelinhas sem glúten, comece fazendo o caldo de carne. Lave, corte os vegetais e transfira-os para uma panela, adicione também a carne e cubra tudo com 3 litros de água 1. Deixe cozinhar por duas horas em fogo médio-alto, adicione mais 1 litro de água e finalize o cozimento por uma hora em fogo baixo 2. Ao final do cozimento, coe o caldo 3

e despeje-o novamente na panela. Leve novamente à fervura, pegue a massa e despeje na panela 5. Deixe cozinhar por cerca de 8 minutos 5, escorra e deixe esfriar 6.

Despeje a massinha em uma tigela maior, adicione os ovos 7, o queijo ralado 8 e misture tudo. Adicione também a granola de pistache 9

a farinha de milho 10 e a maizena 11. Misture os ingredientes até obter uma massa homogênea e, com uma colher, retire cerca de 15 g da massa 12, com as mãos úmidas, tente obter o máximo de forma esférica possível, pressionando delicadamente a massa.

À medida que formar as almôndegas, posicione-as em uma bandeja forrada com papel manteiga 13, e então passe-as na farinha de milho e coloque-as novamente em outra bandeja, sempre forrada com papel manteiga 14. Despeje o óleo de sementes em uma panela e aqueça-o até atingir a temperatura de 170° (nesta fase, use um termômetro de cozinha para medir a temperatura exata). Somente quando o óleo estiver quente, mergulhe 3-4 almôndegas de cada vez 15

e frite-as por 4-5 minutos até que fiquem bem douradas, só então você poderá escorrê-las 16. Continue fritando as almôndegas desta forma, colocando-as de tempos em tempos em uma bandeja forrada com papel toalha, que servirá para absorver o excesso de óleo 17. Uma vez cozidas, sirva suas almôndegas de massinha sem glúten ainda quentes 18!

Conservação

Recomenda-se consumir as almôndegas de massinha sem glúten assim que fritas. Se preferir, você pode preparar a massa com algumas horas de antecedência, formá-las e colocá-las na geladeira. No momento de fritá-las, será suficiente passá-las na farinha de milho antes de fritar!

Dica

No lugar dos pistaches, você pode usar outro tipo de fruta seca, como amêndoas, avelãs ou pinhões! Além disso, você pode aromatizar a massa com raspas de limão, laranja, páprica ou noz-moscada!

Para um preparo correto de receitas sem glúten

Para receitas sem glúten, recomendamos comprar apenas produtos que tenham o símbolo do trigo barrado na embalagem, certificados sem glúten, recomendados pelo manual da AIC, Associação Italiana de Celíacos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.