Salada de nervos

/5

APRESENTAÇÃO

Não muito tempo atrás, nas tavernas lombardas, podia-se saborear a salada de nervos. Costumava-se servir os nervitt, como diriam os lumbard, como entrada para acompanhar as bebidas servidas no balcão ali na hora. Deliciosa e para servir rigorosamente à temperatura ambiente, a salada de nervos pode ser definida como a quintessência das receitas 'anti-desperdício', como diríamos hoje, pois o ingrediente principal é a parte menos nobre do vitelo, os chamados pés, que de outra forma seriam descartados. Desta vez, deixemos de lado os aperitivos originais e a feira das torradas mais variadas e improváveis, vamos dar uma olhada na tradição e experimentar a refrescante e deliciosa salada de nervos!

Não perca outro clássico da culinária lombarda à base de carne de vitelo: os Ossobuco à milanesa!

INGREDIENTES

Vitelo 2 ½ kg - os pezinhos
Cenouras 50 g
Aipo 50 g
Louro 5 folhas
Pimenta-do-reino em grãos quanto baste
Sal fino quanto baste
Vinagre de vinho branco 50 g
para temperar
Cebolas roxas 50 g
Pimenta em conserva 80 g
Salsa 1 raminho
Azeite virgem extra 60 g
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Vinagre de vinho branco 40 g

Preparação

Para preparar a salada de nervos, comece lavando cuidadosamente os pés de vitelo, também os joelhos se os tiver, em água corrente 1. Depois, com uma faca de açougueiro, divida os pés em pedaços 2, depois corte também o aipo e a cenoura, após limpá-los 3.

Em uma panela grande, coloque a carne e os vegetais 4, depois adicione o louro e cubra com bastante água 5. Finalmente, adicione o sal, a pimenta-do-reino em grãos e o vinagre de vinho branco 6 e leve para ferver cobrindo com uma tampa.

Cozinhe em fogo baixo por cerca de duas horas e meia, mantendo sempre a tampa na panela, e ao terminar o cozimento, escorra as partes 7, deixando-as esfriar em um recipiente 8. Desfie os ossos com as mãos 9

e corte os nervos em tiras finas 10, coloque-os em um recipiente de vidro e deixe esfriar por uma hora 11. Corte a cebola em fatias finas, limpa e sem o miolo, ou seja, a parte central 12

e depois corte em tiras também os pimentões em conserva 13. Neste ponto, pegue os nervos e junte-os às cebolas 14 e aos pimentões 15.

Ajuste o óleo, sal e pimenta-do-reino 16 e misture bem 17. Pique a salsa 18 previamente lavada e seca,

e adicione-a à salada junto com o vinagre 19. Misture novamente 20 e neste ponto sua salada de nervos está pronta para ser consumida 21.

Conservação

A salada de nervos, conforme a tradição, é conservada fora à temperatura ambiente, coberta com filme plástico e deixada assim em um local fresco, por no máximo um dia. Também pode ser conservada na geladeira, bem coberta, por até 2 dias no máximo, mas o sabor tende a se enfraquecer.

Conselho

Sua salada de nervos pode se tornar ainda mais rica com a adição de leguminosas cozidas, como por exemplo feijões cannellini ou borlotti. Ou adicione azeitonas sem caroço ou cebolinhas em conserva!

Curiosidade

A salada de nervos é uma receita antiga que era preparada pelas tavernas, especialmente as lombardas, para não desperdiçar as partes do vitelo que de outra forma seriam desperdiçadas. No entanto, com o tempo, esse costume foi se perdendo a tal ponto que hoje em dia é possível encontrar os nervos já cozidos e prensados. Nossa dica é garantir que sejam realmente cartilagens de vitelo ou preparar em casa este prato tradicional.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.