Sanduíche de dourada à siciliana

/5

APRESENTAÇÃO

Todos nós conhecemos e amamos os sanduíches: fatias macias de pão de forma que podem envolver muitos ingredientes deliciosos combinados de forma única, para serem temperados com os molhos preferidos! Hoje, porém, propomos uma alternativa original, que tem como protagonista o peixe: o sanduíche de dourada à siciliana! Não é o sanduíche comum, mas sim um sanduíche feito com este peixe muito apreciado, aberto ao meio e recheado. Trata-se de um prato principal com sabor intenso, graças também a um cozimento a vapor que libera todos os aromas de limão e salsinha, para saborear melhor as carnes tenras da dourada. Para o recheio escolhemos um creme à base de tomates secos e alcaparras, que lembram os sabores autênticos da Sicília. Uma versão incomum para saborear a dourada e ideal para ser servida numa ocasião de almoço em companhia, para surpreender seus amigos que amam peixe!

INGREDIENTES
Dourada 1 kg - (2 de 500 g)
Pimenta-do-reino em grãos 10
Casca de limão 1
Salsa 1 ramalhete - (talos)
Tomates Secos em Óleo 100 g
alcaparras 20 g
pão branco 120 g
Claras 70 g
Azeite virgem extra 20 g
Rúcula quanto baste - (para servir)

Preparação

Para preparar os sanduíches de dourada à siciliana, comece pelo recheio: pegue o pão de forma, corte as bordas externas 1 e divida as fatias em quadradinhos 2. Depois, pegue um processador e adicione os tomates secos e as alcaparras 3.

Adicione também o pão de forma cortado em quadradinhos 4, depois as claras de ovo 5 e o azeite de oliva extravirgem 6.

Acione o processador e bata os ingredientes até obter um creme homogêneo 7, depois reserve o creme. Em seguida, dedique-se à limpeza da dourada 8. Faça um corte na barriga do peixe da cauda até a cabeça com a ajuda de uma tesoura e remova as vísceras internas 9.

Enxágue cuidadosamente o peixe por dentro e por fora 10. Remova as barbatanas do peixe com a tesoura. Depois coloque a dourada sob água corrente e comece a escamá-la com o utensílio apropriado (ou esfregando a lâmina de uma faca) da cauda até a cabeça do peixe 11. Repita a operação até que tenha removido todas as escamas. Remova então as brânquias do peixe e corte a cabeça para removê-la 12.

Em seguida, filete a dourada: faça um corte nas costas e um corte profundo, procedendo com a lâmina horizontal em relação à bancada de trabalho 13, para poder separar a carne da espinha 14 e obter o primeiro filé. Vire a dourada e repita a operação separando a carne da espinha para obter o segundo filé. Remova as espinhas restantes com uma pinça 15. Em seguida, proceda com a segunda dourada para obter os outros filés e seque-os levemente com papel absorvente para retirar os líquidos em excesso.

Ajuste o sal e a pimenta 16. Espalhe com uma espátula o molho à siciliana em cada filé, cobrindo toda a superfície (17-18).

Coloque um filé sobre o outro, de modo que a parte com o condimento fique alinhada: assim você obterá dois sanduíches de dourada 19. Reserve. Pegue uma panela de vapor grande, encha-a até a metade com água para que, quando você colocar o cesto, a água não toque a superfície. Adicione os grãos de pimenta preta 20 e os talos de salsinha 21.

Adicione também a casca de um limão 22 e coloque o cesto. Em seguida, despeje o azeite e unte levemente o cesto para evitar que o peixe grude no fundo durante o cozimento 23 e coloque os sanduíches de dourada 24. Deixe cozinhar por cerca de 10-13 minutos com a tampa.

Enquanto isso, pegue um prato e coloque a rúcula previamente lavada e seca 25; com a ajuda de uma espátula de cozinha, transfira os sanduíches de dourada cozidos sobre o leito de rúcula 26. Agora seus sanduíches, ainda quentes, estão prontos para serem servidos 27. Se preferir, você pode adicionar ao recheio da dourada uma pasta de azeitonas e temperar a gosto com um fio de azeite de oliva extravirgem!

Conservação

Os sanduíches de dourada à siciliana podem ser conservados na geladeira por no máximo 1 dia em um recipiente hermeticamente fechado.

Não é recomendado congelar.

Conselho

O recheio destes sanduíches de dourada tem um sabor muito intenso. Para torná-lo mais fresco e leve com a chegada da estação quente, você pode tentar adicionar algumas folhas de hortelã ou salsinha fresca: obterá uma mistura muito original! E para acompanhar, para lembrar a ensolarada Sicília, experimente adicionar azeitonas sem caroço!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.