Filés de dourada em gaiola

/5

APRESENTAÇÃO

Um segundo prato para emoldurar: os filés de dourada em gaiola são uma preparação de grande efeito que surpreenderá seus convidados!
Basta escolher uma dourada carnuda, mas também pode ser outro peixe como a perca ou o bacalhau, e criar uma "gaiola" com a massa folhada, dando forma também à boca e à cauda do peixe. Não se esqueça dos pequenos detalhes: o olho e a barbatana, assim você levará à mesa um peixe em todos os aspectos!
Dentro da crocante casca de massa folhada, os filés de dourada são enriquecidos com um delicioso tempero: tomates em cubos, ervas aromáticas e raspas de limão que dão ao prato um aroma mediterrâneo. Os filés de dourada em gaiola são uma maneira original de surpreender e oferecer o peixe até para quem geralmente não gosta dele!

Experimente também os saborosos filés de dourada ao forno com tomatinhos e ervilhas!

INGREDIENTES

Dourada 1 - (cerca de 300 g)
Tomates 100 g
Alho 1 dente
Casca de limão ½
Salsa 1 punhado
Tomilho quanto baste
Salsa quanto baste
Manjerona quanto baste
Endro quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a cobertura
Massa folhada 230 g
Gemas 1
Creme de leite fresco líquido 2 colheres - aproximadamente

Preparação

Para preparar os filés de dourada em gaiola, comece pela limpeza da dourada (você também pode pedir ao seu peixeiro de confiança para filetar a dourada para pular esta operação): para o procedimento detalhado, consulte o guia da Escola de Culinária: como limpar a dourada. Retire as escamas do peixe com uma faca, depois corte todas as barbatanas e faça um corte para eviscerá-lo; em seguida, enxágue-o bem em água corrente. Corte fora a cabeça, depois faça um corte ao longo do dorso da dourada e, com a lâmina da faca, corte ao longo da espinha e separe toda a carne, repetindo a operação também do lado oposto; em seguida, retire a pele dos filés. Uma vez retirados os filés, verifique se não têm espinhas passando os dedos sobre a superfície: se encontrar alguma, pode removê-las facilmente com uma pinça de cozinha 1. Agora passe ao tempero: lave os tomates, corte-os ao meio e retire as sementes 2; corte-os em tiras 3 e depois em cubos.

Pique as ervas aromáticas 4: tomilho, endro, manjerona e salsinha; pique também um dente de alho. Coloque a polpa de tomate em cubos em uma tigelinha, depois adicione as ervas aromáticas picadas 5, o alho, as raspas de limão 6, um fio de azeite, sal e pimenta a gosto.

Misture tudo com uma colher 7 e componha a dourada em gaiola: pegue a massa folhada já pronta e desenrole-a deixando o papel manteiga que a envolve. Coloque os dois filés de dourada no centro ligeiramente sobrepostos 8, tempere-os com um pouco de sal fino e com o recheio de tomates 9.

Terminados os ingredientes 10, comece a preparar a gaiola (se a massa folhada parecer muita, você pode refiná-la criando um oval mais estreito ao redor dos filés 11. Então comece a preparar a gaiola: com um cortador de massa liso, crie na parte central da massa losangos de cerca de dois centímetros de espessura 12, partindo das bordas até os filés, deixando as duas extremidades correspondentes à boca e à cauda inteiras.

Dobre a massa em uma das duas extremidades para dentro: será a boca do peixe 13, depois corte um pedaço e reserve 14. Então, crie a gaiola trançando as tiras de massa folhada sobre os filés 15,

deixando mais ou menos espaço entre uma e outra conforme a vontade de mostrar o recheio 16, depois dobre também a parte final da cauda: dobre a massa folhada lateralmente em dois triângulos e depois dobre tudo para dentro 17 e faça incisões com o cortador de massa de lâmina lisa (simularão as barbatanas) 18.

Pincele a superfície com uma gema batida com algumas colheres de sopa de creme de leite fresco 19, assim após o cozimento o peixe ficará crocante e dourado. Com as sobras de massa, você pode criar a barbatana 20 e o olho. Assim como está, transfira para uma assadeira e asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 30 minutos (se forno ventilado a 160° por cerca de 20 minutos). Uma vez assada, retire a dourada em gaiola do forno e coloque o peixe, por exemplo, sobre uma cama de tomates e alface-de-cordeiro 21!

Conservação

Você pode conservar os filés de dourada em gaiola na geladeira por no máximo 1-2 dias, fechados em um recipiente hermético.
Você pode congelar crus ou cozidos, apenas se tiver utilizado ingredientes frescos não descongelados.

Conselho

Este prato também pode ser feito com peixe perca ou filés de bacalhau. Se preferir, você também pode criar a gaiola com massa brisée: ao cozinhar aumentará menos de volume, mas ainda será saborosa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.