Dourado no papelote à siciliana
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 25 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
Um prato principal de peixe saboroso e perfumado, capaz de reter todos os aromas, do forno ao prato: o dourado no papelote à siciliana irá surpreender você pelo seu gosto intenso. Os peixes são cozidos no papelote, um método de cozimento que prevê selar os ingredientes dentro do papel manteiga, de forma que se mantenha a umidade correta e sejam retidos todos os sabores que se libertarão uma vez que você sirva o prato. Um prato simples mas rico ao mesmo tempo, que enriquece o dourado com uvas-passas, farinha de rosca, salsinha... alguns dos aromas mediterrâneos mais típicos. Dourado no papelote à siciliana: vamos descobrir juntos como é fácil realizá-lo.
Descubra também como preparar o Dourada assada, o Dourada ao sal ou nossos Filés de dourada com batatas na frigideira!
- INGREDIENTES
- Dourada 4 - (já evisceradas)
- Uvas passas 30 g
- Pinhões 30 g
- Farinha de rosca 100 g
- Salsa quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparação
Para preparar o dourado no papelote à siciliana, pegue os dourados já eviscerados e corte as barbatanas laterais 1. Em seguida, com a tesoura, amplie o corte do ventre já presente, para ter mais espaço para o recheio. Remova as escamas externas esfregando com a lâmina de uma faca, depois enxágue bem em água corrente. Enxágue também as uvas-passas e coloque-as de molho em água fria por pelo menos 10 minutos 2. Torre os pinhões na frigideira por 2-3 minutos, para torná-los mais aromáticos 3.
Torre, novamente por alguns minutos, a farinha de rosca em uma frigideira grande antiaderente 4, mexendo frequentemente. Pique a salsinha 5. Despeje em uma tigela com a farinha de rosca tostada, os pinhões tostados, as uvas-passas escorridas e espremidas 6,
a salsinha 7, uma pitada de sal e de pimenta. Adicione óleo em fio, para umedecer a farinha de rosca sem deixá-la excessivamente gordurosa 8. Misture o mix de sabores 9.
Coloque cada dourado sobre um retângulo de papel manteiga que possa contê-lo completamente. Recheie-o com o mix aromático 10 e unte-o externamente com um fio de óleo 11. Sele cada peixe no papel manteiga 12,
fechando em forma de bala com barbante de cozinha 13. Cozinhe os dourados em forno pré-aquecido ventilado a 200° por cerca de 15-20 minutos 14, na parte central do forno. Retire os dourados do papelote à siciliana do forno 15 e saboreie-os bem quentes!