Sarde a beccafico

/5

APRESENTAÇÃO

Basta virar a esquina de qualquer cidade siciliana para descobrir uma nova versão... hoje falamos das sardinhas à beccafico! Um delicioso prato principal colorido, perfumado e saboroso. O nome desta receita vem dos beccafico, pequenos pássaros que antigamente eram consumidos apenas pelos nobres. Então, o povo preparou um prato semelhante, mas com o que tinha à disposição, como berinjelas, carne ou as próprias sardinhas que propomos hoje. A combinação de sabores que se misturam neste prato faz dele uma iguaria particularmente saborosa e deliciosa, definitivamente vale a pena experimentar. Os rolinhos de sardinha são recheados com uma mistura agradavelmente doce feita com pão ralado, pinhões e passas, ingredientes que também encontramos na famosa massa com sardinhas. Tudo é então coberto com uma emulsão perfumada de laranja. Prepare junto com esta receita a variação com carne: lombo à beccafico, para agradar todos os gostos à mesa!

INGREDIENTES

Ingredientes para as sardinhas
Sardinhas 520 g - já limpas
Louro quanto baste
Para o recheio
Farinha de rosca 50 g
Uvas passas 25 g
Salsa 10 g
Pinhões 25 g
anchovas em óleo 15 g - (os filés)
Açúcar 15 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra 20 g
Para a emulsão
Mel de acácia 35 g
Azeite virgem extra 10 g
suco de laranja 35 g

Preparo

Para preparar as sardinhas à beccafico, primeiro certifique-se de que suas sardinhas já estejam limpas (serão necessários 520 g de sardinhas abertas como um livro), caso contrário, você pode seguir nosso guia como limpar anchovas; o procedimento será o mesmo. Em seguida, comece a preparar o recheio, primeiro enxágue e depois deixe as passas de molho em água fria por cerca de dez minutos. Depois, despeje um fio de azeite em uma frigideira, adicione o pão ralado 2 e toste por alguns minutos em fogo médio, mexendo sempre 3.

Enquanto isso, pique a salsinha 4 e corte grosseiramente as anchovas 5. Em uma tigela, coloque o pão ralado, as passas escorridas e espremidas 6,

os pinhões 7, as anchovas 8, a salsinha, o açúcar 9, sal e pimenta.

Misture tudo 10 e reserve por um momento. Em seguida, unte uma travessa de 20x20 11 e passe a rechear as sardinhas. Coloque um pouco de recheio em cada sardinha 12

e enrole-a começando pela parte da cabeça 13, de modo a formar um rolinho. Arrume as sardinhas dentro da assadeira, de forma ordenada, para que fiquem próximas umas das outras 14. Pegue as folhas de louro, se forem muito grandes, divida-as ao meio, caso contrário, use-as inteiras. Coloque as folhinhas então entre um rolinho e outro 15.

Agora 16 polvilhe a superfície com o recheio restante 17. Só falta preparar a emulsão. Despeje em uma tigelinha o mel, o suco de laranja 18

e o azeite 19. Emulsione batendo rapidamente com um garfo, depois espalhe sobre as sardinhas usando uma colher 20. Asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por cerca de 20-25 minutos. Em seguida, retire do forno 21 e sirva.

Conservação

As sardinhas à beccafico podem ser conservadas na geladeira por no máximo dois dias.

Conselho

Se você quiser preparar as sardinhas à beccafico à moda catanesa, no recheio, deve substituir metade do pão ralado pelo mesmo peso de queijo pecorino ralado e adicionar alho ou cebola picada. Além disso, o composto é espalhado sobre a carne da sardinha que é sobreposta a outra sardinha como um sanduíche (deixando a pele voltada para fora); estas são então passadas no ovo batido, posteriormente no pão ralado, e finalmente fritas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.