APRESENTAÇÃO

Quem ama a culinária do Oriente Médio sabe o quanto ela é rica em aromas intrigantes, sabores intensos e fascinantes sugestões... as especiarias certamente desempenham um papel fundamental em criar essa magia e a receita de sfouf é a prova disso! Estamos falando de um bolo libanês à base de cúrcuma que se destaca por sua quente tonalidade dourada e um aroma delicado e persistente. Cada família tem sua versão, mas muitas são as características em comum: feito sem manteiga e sem ovos, é guarnecido com frutas secas ou sementes de gergelim e é assado em uma assadeira pincelada com tahine, o molho com o qual se prepara o famoso hummus. Depois é tipicamente cortado em losangos ou quadradinhos e servido para acompanhar o chá ou o café. Simples em sua essência, mas ao mesmo tempo muito particular, o sfouf é um doce para saborear de olhos fechados que te contará sobre um país único e sugestivo.

INGREDIENTES

Ingredientes para uma assadeira de 35x28 cm
Farinha tipo 00 250 g
Sêmola 50 g
Leite inteiro 250 g
Açúcar 200 g
Óleo de girassol 120 g
Fermento químico em pó 16 g
Cúrcuma em pó 8 g
Para untar a forma
Tahine quanto baste
Para guarnecer
Pinhões quanto baste

Preparação

Para preparar o sfouf, coloque em uma tigela grande a farinha, a semolina 1, o açúcar 2 e o fermento 3.

Adicione a cúrcuma 4 e misture os ingredientes secos com um batedor de mão. Enquanto continua a misturar, adicione também o leite 5 e o óleo de sementes 6.

Você deve obter uma mistura lisa e homogênea 7. Agora pegue uma assadeira retangular de bordas altas medindo 38x25 cm e pincele o fundo e as bordas com tahine 8. Despeje a mistura dentro e polvilhe a superfície com os pinhões 9.

Asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por cerca de 35 minutos 10. Uma vez assado, retire o doce do forno e deixe esfriar 11. Sirva o sfouf cortado em quadradinhos ou losangos com cerca de 4 cm 12!

Conservação

O sfouf pode ser conservado em temperatura ambiente, coberto com filme plástico ou sob uma cúpula de vidro, por no máximo 5-6 dias. Você pode congelá-lo após assá-lo e deixá-lo esfriar completamente.

Conselho

O sfouf muitas vezes é aromatizado também com sementes de anis em pó ou água de flor de laranjeira; os pinhões, por sua vez, podem ser substituídos por amêndoas ou sementes de gergelim. Experimente também essas variações e escolha a sua favorita! Como alternativa ao tahine, você pode usar manteiga.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.