Pinolata

- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 25 min
- Tempo de cozimento: 55 min
- Porção: 8
- Custo: Médio
- Notas + 1 h de descanso da massa na geladeira
APRESENTAÇÃO
A pinolata é um delicioso doce à base de uma massa macia enriquecida com pinhões. Este doce faz parte da tradição toscana, em particular da senese e da zona de Chianti, mas já conquistou muitas mesas italianas! Existem várias versões: nós propomos a variante mais "rústica", ou seja, recheada com um creme aveludado, envolto por duas camadas de massa de consistência macia e delicada, aos quais se adicionam os pinhões "em chuva" pouco antes de assar.
Você também pode decidir perfumar o creme com limão ou baunilha para adicionar durante a preparação e tornar este doce ainda mais convidativo. Para obter um creme mais consistente e encorpado, podem ser adicionados também passas e pinhões ao recheio. Com ou sem essas adições, a pinolata irá surpreendê-lo por sua simplicidade e delicadeza; um doce macio que você poderá saborear no final da refeição, servindo-o, por exemplo, com um ótimo vinho santo que realça o sabor!
Descubra também outros doces típicos da culinária toscana:
- Schiacciata fiorentina
- Necci al cioccolato
INGREDIENTES
- Ingredientes para a massa (para uma forma de 28 cm de diâmetro)
- Farinha tipo 00 250 g
- Açúcar 100 g
- Manteiga 100 g
- Ovos 1
- Gemas 1
- Fermento químico em pó 8 g
- Para o creme
- Leite inteiro 500 ml
- Açúcar 100 g
- Farinha tipo 00 50 g
- Gemas 4
- Para decorar
- Pinhões 40 g
- Leite inteiro 10 g
- Ovos 1
Preparação

Para preparar a pinolata, comece pelo creme: em uma panela grande, despeje o leite 1 e aqueça em fogo baixo. Enquanto isso, em uma tigelinha, coloque as gemas, adicione o açúcar granulado 2 e bata com um batedor 3.

Em seguida, adicione a farinha peneirando-a com uma peneira 4 e misture novamente com o batedor para incorporar os ingredientes 5. Neste ponto, quando o leite estiver quente, desligue o fogo e despeje-o aos poucos sobre a mistura de ovos, açúcar e farinha, ajudando-se com uma concha 6. Adicione pouco a pouco, continuando a misturar com o batedor para que não se formem grumos.

Coe o creme obtido e despeje-o na panela onde você havia aquecido o leite 7; cozinhe o creme em fogo baixo, mexendo continuamente com um batedor 8 até levar a uma leve ebulição. O creme estará pronto quando estiver mais espesso, a ponto de cobrir uma colher de madeira. Então, desligue o fogo e transfira o creme obtido para um recipiente grande 9. Cubra com filme plástico em contato e deixe de lado em temperatura ambiente para esfriar.

Enquanto o creme esfria, passe a preparar a massa. Na tigela de uma batedeira, coloque a manteiga em pedaços à temperatura ambiente, adicione o açúcar granulado 10 e comece a bater 11; com as pás ainda em funcionamento, adicione a gema 12.

Quando a gema estiver incorporada, adicione o ovo inteiro 13 e continue batendo; em seguida, adicione a farinha e o fermento, previamente peneirados juntos, aos poucos com a ajuda de uma colher 14. Trabalhe a massa até obter uma mistura homogênea e macia 15.

Retire-a da batedeira, trabalhe a massa com as mãos e forme um bloco para envolver com filme plástico 16. Coloque na geladeira por cerca de 1 hora, até que esteja bem frio. Passado o tempo necessário, forre uma forma de 28 cm de diâmetro com papel manteiga 17 (para este procedimento, você pode consultar a Escola de culinária: como forrar uma forma com papel manteiga). Então, retire o bloco da geladeira e divida-o ao meio: abra com o rolo de massa a primeira metade para criar a base do bolo 18 e obter um disco do mesmo tamanho da forma e com cerca de meio cm de espessura.

Com a ajuda do rolo de massa, desenrole o disco de massa sobre a forma 19 e com as mãos faça a massa aderir perfeitamente ao fundo 20 e às bordas. Então, pegue o creme que esfriou e despeje na forma, ajudando-se com uma espátula para espalhá-lo uniformemente por toda a superfície 21.

Agora você pode abrir a outra metade da massa 22 para criar o disco de cobertura do mesmo diâmetro e espessura do anterior. Com a ajuda do rolo de massa, coloque-a delicadamente sobre o creme 23 e faça as bordas aderirem à base 24 para fechar o bolo.

Em uma tigelinha, bata o ovo com o leite fresco, depois pincele a superfície do bolo com um pincel 25. Em seguida, espalhe os pinhões em chuva 26 para decorar a superfície. Então, asse a pinolata em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 40 minutos (se forno ventilado, asse a 160° por 30-35 minutos). Quando o bolo estiver levemente dourado na superfície, retire-o do forno 27 e deixe esfriar à temperatura ambiente. Depois, desenforme a pinolata e, se quiser, pode polvilhá-la com açúcar de confeiteiro antes de servir!