Sopa de Feijão

/5

APRESENTAÇÃO

A sopa de feijão é um prato clássico da culinária simples e caseira, feita com várias variedades de feijão. Basta deixar os legumes secos de molho na noite anterior e preparar um simples refogado de cenoura, aipo e cebola. Não é necessário mais nada para este prato principal, uma sopa rica em sabor e nutrientes, ideal para terminar um frio dia de inverno! Uma comida reconfortante de outros tempos ao redor da qual será um prazer reunir-se à mesa com toda a família... seja servida com croutons de pão ou com a adição de massa, a sopa de feijão aquecerá barriga e coração com seu caráter rústico e caseiro!

Se você gosta de sopas de legumes, experimente também estas receitas:

  • Sopa de batata e feijão borlotti
  • Sopa de espelta e feijão borlotti
  • Sopa de feijão preto à mexicana
  • Sopa de legumes e cereais
  • Sopa do camponês
  • Pão cozido com legumes

 

INGREDIENTES
Feijão borlotti seco 200 g
Feijão cannellini seco 200 g
Feijão-fradinho seco 200 g
Tomates pelados 400 g
Cebolas brancas 200 g
Cenouras 150 g
Aipo 140 g - (com as folhas)
Alho 2 dentes - com casca
Extrato de tomate 20 g
Ervas aromáticas quanto baste - (alecrim, tomilho, sálvia, louro)
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a sopa de feijão, deixe os feijões de molho em água fria pelo tempo indicado na embalagem (geralmente a noite toda) 1. Se os tempos coincidirem, você pode deixá-los de molho todos juntos. Escorra os feijões e enxágue-os, depois coloque-os em uma panela com bastante água fria e, após ferver, cozinhe-os por cerca de uma hora 2. Enquanto isso, limpe e pique a cebola 3

Corte o aipo e a cenoura em cubos de cerca de 3-4 mm 4 5. Amasse os tomates pelados com um garfo 6, ou rasgue-os à mão, sem escorrer.

Prepare o buquê aromático com alecrim, sálvia, tomilho e louro amarrados juntos com barbante culinário 7. Em uma panela grande, refogue a cebola com o óleo nos primeiros 3 minutos 8 e, em seguida, adicione os dentes de alho com casca 9.

Adicione também o aipo e a cenoura 10 e continue cozinhando o refogado por cerca de dez minutos. Após esse tempo, junte os tomates pelados 11 e o buquê aromático 12.

Enquanto isso, os feijões estarão cozidos, então adicione-os à panela 13 junto com a água do cozimento, depois despeje mais um pouco de água 14. Após voltar a ferver, cozinhe em fogo baixo por 45-60 minutos. Nos últimos minutos de cozimento (verifique se os feijões estão macios), adicione o extrato de tomate 15 e o sal.

Finalmente, remova o buquê de ervas 16 e o alho 17. Deixe a sua sopa de feijão descansar por alguns minutos antes de servi-la com um fio de azeite, pimenta e croutons de pão 18!

Conservação

A sopa de feijão pode ser conservada na geladeira por 2 dias, em um recipiente hermético. Você pode congelá-la por cerca de um mês.

Conselho

Você pode usar feijões pré-cozidos em vez dos secos: nesse caso, pule a etapa de molho e adicione-os diretamente ao refogado. Se preferir, você pode optar por apenas um tipo de feijão.

Os tomates pelados podem ser substituídos por 250 g de tomates frescos.

Recomendamos não salgar os legumes na primeira fase de cozimento, caso contrário, ficarão mais duros e levarão mais tempo para cozinhar.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.