Sopa frantoiana

/5

APRESENTAÇÃO

Vamos descobrir juntos a bondade genuína da sopa frantoiana, um prato principal da cozinha toscana, cremosa e estimulante, rica em vegetais frescos da estação como a abóbora, o couve negra e o toque envolvente dos feijões borlotti! Estes últimos são batidos para dar uma nota cremosa a esta típica sopa de couve negra. Não seria um verdadeiro prato toscano sem um tempero de qualidade: o azeite de oliva extra virgem integral. Adicionado a cru dará um sabor inimitável à sopa frantoiana que era preparada no passado justamente no período da prensagem das azeitonas no lagar, daí o nome: sopa frantoiana. O sabor forte e o aroma intenso deste azeite conferiam ao prato um aroma único e ainda hoje se busca trazer à mesa aqueles antigos sabores.

Se você ama os sabores autênticos da tradição toscana, não perca a oportunidade de provar também a Ribollita, outra deliciosa especialidade rica em história e sabor.

INGREDIENTES
Feijão borlotti 500 g
Abóbora 270 g
Couve negra 250 g
Cebolas brancas 2
Aipo 1 talo
Cenouras 2
Batatas 300 g
Azeite virgem extra quanto baste - integral não filtrado
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a sopa frantoiana, primeiro faça o purê de feijões: descasque os feijões 1, obtendo cerca de 250 g. Pique grosseiramente um talo de aipo, uma cenoura e uma cebola e reúna-os em uma panela grande 3.

Adicione também os feijões borlotti. Cubra com água fria 5, cerca de 1,2 litros, e deixe ferver. Cozinhe em fogo baixo, mantendo parcialmente coberto 6, até que estejam macios.

Vai levar cerca de meia hora 7. Enquanto isso, descasque e pique a segunda cebola 8, descasque e corte em cubos a abóbora 9.

Descasque e corte em cubos também as batatas 1 e a cenoura restante. Retire o talo central da couve negra 11 e corte em pedaços 12.

Em uma panela grande, prepare um refogado com azeite de oliva extra virgem 13 e a cebola picada 14 e adicione os legumes picados 15.

Adicione também a couve 16. Deixe dourar por alguns minutos. Enquanto isso, retire um pouco de feijões cozidos 17 e reserve. Bata o restante juntamente com os legumes e a água em que foram cozidos para obter um creme homogêneo 18.

Adicione o purê de feijões à sopa 19, misture e cozinhe por cerca de 40-50 minutos com a tampa 20, até que os legumes estejam macios, adicionando cerca de 500 g de água 21. Se necessário, adicione mais durante o cozimento.

Quase no final do cozimento, adicione os feijões inteiros restantes 22, misture e ajuste o sal 23 e a pimenta. Transfira para os pratos de servir e sirva a sopa frantoiana acompanhada de fatias de pão e um fio de azeite de oliva extra virgem a cru 24

Conservação

A sopa frantoiana pode ser conservada por 2-3 dias na geladeira. Também pode ser congelada após o cozimento.

Conselho

Podem ser usados cerca de 100 g de feijões secos, previamente demolhados por pelo menos 12 horas. Também podem ser usados cerca de 300 g de feijões pré-cozidos. Neste caso, elimina-se a etapa de cozimento dos feijões e eles são adicionados apenas no final da receita.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.