Sopa verde

/5

APRESENTAÇÃO

O que se cozinha em Santo Stefano? Se você é tradicionalista, não pode faltar um prato com caldo, como a sopa verde! Com essa iguaria, voamos para a Apúlia, onde nas casas das avós e tias ainda se prepara essa simplicidade feita de um bom caldo de carne e muitas verduras da estação, semelhante à Sopa casada campana: chicória, cardos, repolhos, erva-doce... o que tiver na horta de inverno. Há quem adicione massa, inspirando-se na caseira sopa de massa, batata e ervilhas, e quem escolha servi-la com croutons ou fatias de pão pugliese. Depois das muitas receitas de Natal, enquanto aguarda o menu de Ano Novo, não perca essa delícia que aquece o coração!

Descubra outros pratos tradicionais de Santo Stefano:

 

INGREDIENTES

Para o caldo
Costela de boi 500 g
Carne bovina 500 g - polpa de ombro
Aipo 3 talos
Cenouras 1
Cebolas ½
Tomates cereja 4
Água 3 l
Para a sopa
Funcho 400 g
Cardi 400 g
Couve-flor 350 g
Verduras de nabo 300 g
Acelga 300 g - (costelas)
Chicória 300 g
Parmigiano Reggiano DOP 100 g
Para completar
Pão pugliese quanto baste

Preparação

Para preparar a sopa verde pugliese, comece pelo caldo de carne: em uma panela grande, coloque os vários pedaços de carne, depois adicione a água 1 e ligue o fogo médio-alto. Cubra com a tampa 2 e deixe ferver. Nesse ponto, você pode abaixar o fogo, mas assegurando-se de que continue a ferver suavemente. Remova a espuma de vez em quando durante a fase inicial de cozimento, cerca de 15-20 minutos 3.

Você pode então adicionar a cenoura descascada e cortada em pedaços grandes 4, os talos de aipo 5 e os tomatinhos 6.

Cubra novamente com a tampa 7 e deixe cozinhar por pelo menos 2 horas em fogo médio. Enquanto o caldo de carne cozinha, cuide das verduras: elimine a parte final do cardo 8, depois descasque-o para remover a parte mais externa coriácea e fibrosa 8.

Corte os cardos em fatias 10. Remova a parte verde do funcho 11, depois corte-o em fatias 12.

Retire as flores da couve-flor 13. Elimine a parte final dos talos da chicória 14, lave cuidadosamente as folhas várias vezes em água, mudando a água frequentemente e depois escorra bem. Faça o mesmo com as folhas privadas da parte final e cortadas em pedaços grandes 15.

Prossiga da mesma forma com as folhas de nabo: retire a parte final do talo, corte-as grosseiramente e lave bem em água, mudando a água frequentemente, depois escorra bem. Em outra panela, com água fervente levemente salgada, adicione a couve-flor e os funchos 18.

Adicione também o cardo 19, as folhas (beldroegas) e as folhas de nabo. Deixe cozinhar por alguns minutos, depois adicione a chicória 21. Cozinhe tudo por pelo menos 20 minutos 22.

Escorra as verduras 22 e reserve 23. Retire também a carne do caldo 24, enquanto este último deixe na panela.

Desfie a carne 25, adicione sal a gosto ao caldo 26 e deixe no fogo para ferver levemente para manter quente 27.

Esvazie a panela onde cozinhou as verduras, adicione um pouco de caldo, faça uma camada de verduras cozidas 28, depois adicione um pouco de carne 29 e uma boa quantidade de queijo ralado 30.

Continue assim até esgotar as verduras e a carne, depois cubra tudo com mais caldo 31 e por último ainda mais queijo ralado 32. No final, misture e deixe cozinhar por mais 20 minutos tudo junto 33.

Prepare os croutons de pão, aquecendo um fio de óleo em uma frigideira. Torre os croutons até dourar 34. A sopa verde está pronta 35, sirva-a quente acompanhada de croutons 36!

Conservação

A sopa verde pugliese se conserva na geladeira por 1-2 dias, em um recipiente hermético.

Não é recomendada a congelação.

Conselho

Pode-se usar uma mistura de queijos, Pecorino e Parmigiano Reggiano DOP.

Podem ser usadas verduras como a couve, a escarola, as ervas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.