Scrippelle mbusse

/5

APRESENTAÇÃO

As scrippelle mbusse são uma especialidade da culinária abruzzese, em particular da região teramana. As scrippelle são omeletes finíssimas semelhantes a Crepes doces e salgadas (receita básica) que na versão mbussa (ou seja, "molhada") são recheadas com queijo pecorino ralado e mergulhadas em Caldo de carne quente... dessa forma, as crespelle quase derretem na boca enquanto o queijo ralado dentro derrete ligeiramente, deliciando o paladar a cada mordida. A receita originalmente utilizava caldo de galinha ou capão, mas hoje em dia é mais comum preparar caldo de carne bovina ou um caldo misto, como fizemos. Tradicionalmente servidas durante as festividades, as scrippelle mbusse são perfeitas para quem procura um prato principal autêntico e genuíno, capaz de surpreender com sua simplicidade.

Não perca também estas receitas típicas da culinária abruzzese:

 

INGREDIENTES

Para o caldo de carne
Galinha 500 g
Costela de boi 400 g
Carne bovina 400 g - ossos
Cebolas douradas 1
Cenouras 2
Aipo 1 talo
Louro 2 folhas
Bagas de zimbro 5
Cravos-da-índia 5
Água 4 l
Sal quanto baste
Para cerca de 12 scrippelle
Ovos 4
Farinha tipo 00 100 g
Água 250 g
Queijo pecorino 120 g - (para ralar)
Azeite virgem extra quanto baste - (para cozinhar)
Para polvilhar
Queijo pecorino 80 g - (para ralar)

Preparo

Para preparar as scrippelle mbusse, a primeira coisa que você deve fazer é o caldo. Descasque as cenouras e corte-as em pedaços 1, depois faça o mesmo com o aipo 2. Divida a cebola ao meio e doure-a por alguns minutos em uma frigideira antiaderente 3.

Em uma panela grande, coloque os diferentes tipos de carne 4, depois adicione o aipo com suas folhas, as cenouras 5 e as cebolas douradas 6.

Aromatize com louro 7, bagas de zimbro 8 e cravos-da-índia, depois adicione uma pitada de sal e cubra com água 9.

Leve para ferver ajustando a chama no máximo; a partir desse momento, cozinhe em fogo médio por 3 horas. Durante esse tempo, será necessário espumar o caldo, ou seja, remover a gordura e as impurezas que emergirem à superfície 10. Uma vez pronto, filtre o caldo usando uma peneira coberta com papel de cozinha 11. Ajuste o sal do caldo filtrado e mantenha-o quente (para usar a carne cozida, encontre algumas dicas no final da receita) 12

Passe para as scrippelle: em uma tigela, bata os ovos com um batedor manual 13, depois adicione a farinha aos poucos, mexendo continuamente para não formar grumos 14. Despeje a água aos poucos enquanto continua a mexer 15.

Você deve obter uma massa bem fluida e homogênea 17. Aqueça e unte uma frigideira antiaderente com 16 cm de diâmetro, depois despeje uma concha de massa no centro 17 e gire a frigideira para distribuí-la uniformemente no fundo. Cozinhe por 1-2 minutos em fogo médio-alto, depois vire a scrippella 18 e cozinhe o outro lado pelo mesmo tempo.

A medida que forem ficando prontas, empilhe as scrippelle em um prato 19; com essas quantidades, você deve obter 12. Agora rale o pecorino 20. Coloque uma scrippella de cada vez sobre a bancada e distribua uma colher de sopa de pecorino ralado no centro 21.

Enrole a scrippella para formar uma espécie de canudo 22 23 e faça o mesmo com todas as outras. Quando todas estiverem prontas, disponha 3 scrippelle enroladas em cada prato fundo 24

Polvilhe com o pecorino ralado 25 e adicione uma concha de caldo quente 26. Suas scrippelle mbusse estão prontas para serem servidas 27!

Conservação

As scrippelle mbusse devem ser saboreadas imediatamente, assim que mergulhadas no caldo quente, para apreciar melhor sua consistência. 

As scrippelle sozinhas podem ser armazenadas na geladeira, empilhadas e cobertas com filme plástico, por no máximo 2 dias.

O caldo pode ser conservado por 4-5 dias na geladeira, bem fechado em recipiente hermético. Você pode congelá-lo (somente se tiver usado ingredientes frescos e não descongelados), de preferência já porcionado para um uso mais prático.

Conselho

Para otimizar o tempo, você pode preparar o caldo até mesmo no dia anterior.

Como usar a carne do caldo? Simples! Você pode desfiá-la e temperar com molho verde, com legumes grelhados ou uma salada. Alternativamente, você pode usá-la para fazer saborosas almôndegas de carne, como os típicos Mondeghili (almôndegas milanesas) milaneses!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.