Spaghetti cacio, pimenta e camarões
- Médio
- 1 h 35 min
A culinária é feita de interpretações, mas acima de tudo de fantasia, e nós do Giallo Zafferano gostamos muito de experimentar diferentes combinações e criar receitas deliciosas que se adaptam a contextos diversos. O espaguete bêbado, por exemplo, é ideal para uma noite divertida como um jantar entre amigos, aos quais queremos propor um prato principal incomum, daqueles que se preparam no tempo em que a massa cozinha. O sabor é decididamente intenso, e quanto melhor for o vinho, no nosso caso um encorpado Merlot, melhor será o espaguete bêbado. Abra uma garrafa e cozinhe a massa, que em breve vamos à mesa!
Para preparar o espaguete bêbado, comece limpando o alho-poró: retire as folhas externas mais duras 1, em seguida, corte ao longo do alho-poró eliminando a primeira camada, para garantir que eventuais impurezas e resíduos de terra fiquem presos 2 e finalmente fatie finamente 3.
Em uma frigideira, deixe a manteiga derreter 4, depois adicione o alho-poró picado, deixando-o murchar em fogo médio 5 e após alguns minutos adicione o vinho tinto 6.
Ajuste com açúcar 7, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada 8 e deixe cozinhar por mais alguns minutos em fogo alto, dessa forma você obterá uma mistura ligeiramente seca 9.
Quando você tiver obtido a consistência certa, ou seja, nem muito líquida nem muito seca, despeje a mistura em um mixer 10 e bata até obter um creme homogêneo que você despejará na frigideira 11. Enquanto isso, cozinhe o espaguete al dente 12
e quando estiver pronto, escorra-o grosseiramente 13, dessa forma você adicionará um pouco de água do cozimento que servirá para continuar por alguns instantes o cozimento na frigideira, fazendo com que a massa absorva ainda mais sabor; após alguns instantes, desligue o fogo e adicione os 50 gramas de queijo pecorino ralado 14 e depois de misturar bem, sirva o espaguete bêbado decorando com os últimos 20 gramas de pecorino em lascas 15.