Massa com favas e ervilhas

/5

APRESENTAÇÃO

Está à procura de um prato principal para os seus amigos celíacos? Aqui está a nossa proposta saborosa para preparar com as leguminosas da estação: massa com favas e ervilhas. Um prato que se destaca pela cor verde vibrante, alegre e convidativa que esconde entre os ninhos de espaguete toda a cremosidade do pecorino, uma combinação clássica com as favas, já revisitada em versão street food com o sanduíche de favas e queijo e em uma versão mais refinada com os pacotinhos de favas e queijo. A massa com favas e ervilhas é um prato genuíno e leve, um hino aos sabores da primavera que vai alegrar com gosto a sua mesa!

Experimente também a massa à vignarola, um prato principal de primavera típico da culinária do Lazio.

INGREDIENTES
Espaguete sem glúten 320 g
Alhos-porós 100 g
Grãos de fava 250 g
Ervilhas 150 g - descascados
Queijo pecorino 30 g - ralado
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Tomilho 1 raminho
Azeite virgem extra 30 g -

Preparação

Para preparar a massa com favas e ervilhas, comece colocando a água para a massa no fogo: quando ferver, adicione sal. Em seguida, limpe as favas: corte e divida ao meio a vagem das favas para extraí-las 1, depois remova a película externa de cada fava e coloque todas em uma tigela 2, de forma a obter 180 gramas. Depois, pegue o alho-poró e remova a parte da raiz e a parte verde 3

Remova as folhas mais duras do alho-poró 4, corte-o em fatias finas 5, depois aqueça o óleo de oliva em uma panela grande e adicione o alho-poró fatiado 6, deixe dourar por 1 minuto.

Em seguida, cubra com uma concha de água de cozimento 7, deixe o alho-poró murchar por cerca de 10 minutos, depois adicione as favas 8 e as ervilhas debulhadas 9

Cozinhe por 10 minutos (se utilizar leguminosas congeladas, cozinhe por 5 minutos). Ao final do cozimento, adicione sal e pimenta 10. Cozinhe o espaguete por cerca de 9 minutos, deve estar al dente (siga o tempo de cozimento indicado na embalagem) 11. Uma vez cozido, escorra o espaguete sem glúten diretamente na panela com as leguminosas 12

Tempere com o queijo ralado 13 e aromatize com folhinhas de tomilho fresco 14. Misture bem os ingredientes e sirva a massa com favas e ervilhas bem quente 15.

Conservação

É recomendado consumir a massa com favas e ervilhas imediatamente. Se sobrar, você pode guardá-la por um dia na geladeira em um recipiente hermético ou coberta com filme plástico. Não é aconselhado congelar.

Conservação

Para um sabor fresco, substitua o pecorino por raspas de limão, assim você criará uma versão vegana saborosa e apetitosa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.