Spaghetti al Chianti

/5

APRESENTAÇÃO

Os spaghetti ao Chianti são um prato principal saboroso, preparado com um molho à base de Chianti, o famoso vinho tinto produzido na Toscana e apreciado em todo o mundo.
Existem inúmeras maneiras de temperar a massa: entre elas, o uso do vinho para enriquecer um molho pode ser uma variante original e deliciosa, pois confere um sabor e uma cor mais marcante à massa.
Preparar esta receita é realmente simples e não requer uma longa preparação: basta fazer um molho com alho-poró refogado em um copo de Chianti, bater tudo com um mixer e enriquecer o molho denso com um excelente speck: o efeito e o sabor são garantidos!

INGREDIENTES
Espaguete 400 g
Manteiga 45 g
Noz-moscada 1 pitada
Pimenta preta quanto baste
Sal quanto baste
Speck 200 g
Alhos-porós 180 g
Vinho tinto 250 ml - Chianti
Parmigiano Reggiano DOP 20 g - para ralar

Preparo

Para preparar os spaghetti ao Chianti, limpe, lave e fatie finamente o alho-poró 1, eliminando as folhas externas mais duras. Separe algumas rodelas de alho-poró para a decoração final e coloque o restante para murchar, em fogo baixo, em uma frigideira antiaderente com 30 g de manteiga (2-3).

Quando o alho-poró estiver bem murcho, adicione o vinho Chianti 4, uma pitada de noz-moscada ralada 5 e uma pitada de sal. Deixe reduzir por alguns minutos em fogo moderado, até que o álcool do vinho tenha evaporado completamente. Neste ponto, transfira a mistura para um mixer 6 e bata tudo até obter uma consistência cremosa; adicione sal e pimenta a gosto.

Corte o speck em tiras 7 e salteie na frigideira com a manteiga restante por alguns minutos 8, até que fique crocante. Leve uma boa quantidade de água salgada para ferver, então escalde rapidamente o alho-poró que você reservou para a decoração 9, retire-o e reserve.

Na mesma água, cozinhe os spaghetti 10 e escorra-os al dente, reservando uma concha da água de cozimento, então adicione-os ao speck 11 e salteie juntos por alguns minutos. No creme de vinho, adicione a concha de água de cozimento 12,

misture e adicione o molho assim obtido à massa 13. Misture muito bem todos os ingredientes, polvilhe com queijo ralado 14 e decore com as rodelas de alho-poró 15. Os spaghetti ao Chianti estão prontos, sirva-os e saboreie-os imediatamente!

Conservação

Recomendamos consumir os spaghetti ao Chianti na hora, mas se desejar, você pode conservá-los, fechados em um recipiente hermético na geladeira, por no máximo um dia.

Conselho

Se preferir, você pode substituir o speck por bacon.

Se o creme de vinho e alho-poró ficar muito denso, você pode adicionar água de cozimento o quanto baste para alcançar a consistência desejada.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.