Spatzle

/5

APRESENTAÇÃO

Os spatzle são pequenos nhoques à base de farinha de trigo, ovos e água, uma preparação tão simples quanto deliciosa, muito difundida no Tirol, mas com um nome que revela suas origens alemãs. A típica forma de gota que caracteriza os spatzle é feita com um instrumento especial, o Spätzlehobel: um ralador formado por uma base perfurada sobre a qual corre um recipiente contendo a massa que é deslizada para frente e para trás, fazendo as gotas caírem diretamente na água fervente, ressurgindo à superfície em poucos instantes. Um engenhoso instrumento que permite criar com facilidade estes pequenos e saborosos bocados. O segredo deste prato está justamente em sua execução: poucos e rápidos gestos realizados com antiga sabedoria para um resultado de sucesso garantido. Uma vez cozidos os spatzle, basta salteá-los na frigideira com um pouco de manteiga e cebolinha para servir um primeiro prato realmente apetitoso, perfeito para preparar quando você tem muitos convidados: com o mínimo esforço você obterá o máximo rendimento. E para dar um toque de cor a este prato, experimente também a versão com espinafre e a variante de outono: spatzle de abóbora!

INGREDIENTES

Farinha tipo 00 250 g
Ovos 3 - médias
Água 150 g - à temperatura ambiente
Sal fino quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Para temperar
Cebolinha verde quanto baste
Manteiga 55 g

Preparação

Para preparar os spätzle, peneire a farinha em uma tigela 1, adicione os ovos, sal 2 e aromatize com noz-moscada 3,

por fim, despeje a água em temperatura ambiente em fio (se você não preparar os spätzle com o utensílio apropriado, mas sim com um espremedor de batatas, use menos água para obter uma massa mais consistente e menos líquida) 4; misture bem com um batedor para incorporar os ingredientes e obter uma mistura lisa e sem grumos, que permanecerá bastante líquida 5. Enquanto isso, leve uma panela cheia de água para ferver, adicione sal à água fervente: isso será necessário para cozinhar os spatzle. Enquanto isso, prepare o tempero porque os spatzle cozinham rapidamente: lave as hastes de cebolinha e pique-as 6.

Em uma frigideira grande, derreta a manteiga 7. Enquanto isso, pegue o Spätzlehobel, o instrumento para criar os spatzle; se você não o tiver, pode usar um espremedor de batatas. Coloque o Spätzlehobel sobre a panela com a água fervente, despeje uma concha de massa no espaço apropriado 8, deslize o utensílio para frente e para trás para fazer os spatzle recém-formados caírem diretamente na panela; assim que entrarem em contato com a água fervente, os spatzle cozinharão em poucos instantes 9, como acontece com os nhoques.

Quando os spätzle começarem a ressurgir à superfície 10, retire-os com uma escumadeira 11 e transfira-os diretamente para a frigideira onde você derreteu a manteiga 12

Adicione a cebolinha picada 13, se ficarem muito secos, despeje uma concha de água do cozimento 14, salteie para dar sabor e sirva seus spätzle bem quentes 15!

Conservação

Recomendamos consumir os spätzle imediatamente após o preparo; caso sobrem, é possível armazená-los por um dia na geladeira em um recipiente hermético. Não é recomendável congelá-los.

Conselho

Os spätzle são ótimos se temperados com creme de leite fresco ou manteiga derretida e polvilhados com Parmesão ralado, mas também gratinados. Para preparar a massa dos spätzle, às vezes usa-se cerveja ou leite no lugar da água. Uma variante muito comum é adicionar espinafre cozido e passado pela peneira à massa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.