Speculoos

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje nós te levamos entre a Bélgica e os Países Baixos, para saborear os deliciosos e crocantes biscoitos speculoos, caracterizados por uma cor de avelã dada pela presença no preparo de várias especiarias, entre as quais se destaca a canela. A origem do seu nome é muito discutida: alguns afirmam que deriva do latim species, ou seja, especiarias, outros afirmam que a palavra speculoos deriva dos moldes de madeira usados para estes biscoitos, nos quais são entalhadas as silhuetas de personagens da tradição que, com uma leve pressão, são "gravadas" na massa do biscoito "especularmente". Os speculoos são hoje difundidos em muitos países do Norte da Europa e na América; sua fama aumentou desde que foi comercializado, alguns anos atrás, um creme para passar à base de manteiga e speculoos esmigalhados. Saborosos e perfumados, os speculoos são uma iguaria para provar como doce das festas! E para fazer um saquinho de biscoitos de Natal para presentear, você pode pensar em combinar também docinhos espanhóis típicos do período, como os polvorones!

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 20 biscoitos
Açúcar mascavo 200 g
Bicarbonato de sódio 1 g
Manteiga 100 g - frio em pedaços
Farinha tipo 00 250 g -
Água 52 g
Noz-moscada 1 pitada
Pimenta preta 1 pitada - moído
Cravos-da-índia 2 g - em pó
Canela em pó 10 g -

Preparação

Para preparar os biscoitos speculoos, comece colocando em um processador a farinha e a manteiga fria cortada em pedaços 1, triture até obter uma consistência arenosa 2. Coloque a mistura obtida sobre uma superfície, adicione o açúcar mascavo e misture tudo com as mãos, dando à farinha a clássica forma de fonte 3.

Adicione a pimenta-do-reino moída (cerca de 2 gramas) e os cravos-da-índia em pó 4, depois a noz-moscada ralada e o bicarbonato 5, e por último a canela 6.

Despeje a água na fonte e amasse com as mãos 7 até obter uma massa compacta. Envolva-a em filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 3-4 horas (ou até a noite toda), para que a massa compacte e as especiarias possam permear melhor e liberar seu aroma 8. Após esse tempo, pegue a massa, amacie um pouco com as mãos se não conseguir trabalhar, e estenda sobre uma superfície levemente enfarinhada com a ajuda de um rolo de massa 9.

Obtenha uma folha com espessura de cerca de 3-4 mm e com um cortador de biscoitos com diâmetro de 6,5cmx4cm, recorte os speculoos 10. Recolha os restos de massa, amasse novamente e rapidamente, e estenda novamente a massa para obter mais biscoitos: assim você obterá cerca de 20 peças. À medida que os faz, disponha os biscoitos em uma assadeira forrada com papel manteiga 11. Antes de assá-los, é preferível deixá-los descansar por 5-10 minutos na geladeira para que mantenham a forma. Em seguida, asse-os em forno pré-aquecido em modo estático a 180° por cerca de 15 minutos. Retire os biscoitos do forno e deixe esfriar completamente em uma grade. Seus speculoos estão prontos para serem degustados 12!

Conservação

Conserve os biscoitos em uma lata ou em um pote de vidro por uma semana.
É possível congelar a massa de biscoito no freezer, cuidando de descongelá-la na geladeira.

Conselho

Divirta-se sendo um especialista e equilibre os aromas dos speculoos de acordo com seu gosto, sentindo-se livre para experimentar novos sabores e perfumes. Você pode adicionar também gengibre, para um aroma fresco, ou substituir as especiarias por sementes de papoula ou pimenta-do-reino.
Você pode usar açúcar branco como substituto, mas o toque de melaço os torna realmente especiais: nosso conselho é experimentá-los com o açúcar mascavo!

Curiosidade

Os speculoos, agora disponíveis durante todo o ano como produto confeiteiro, nasceram como doces típicos da Bélgica e dos Países Baixos, produzidos e consumidos por ocasião da festa de São Nicolau, em 6 de dezembro. Os speculoos também são difundidos no norte da França e na Alemanha, onde são encontrados principalmente, sob o nome de spekulatius, durante as festividades natalinas. Na cidade de Eeklo, na Bélgica, os trabalhadores locais costumavam consumir no café da manhã um pão recheado com manteiga e speculoos: daí surgiu a ideia de reduzir os speculoos a um creme para passar!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.