Strudel vermelho de tomate com recheio de atum, brócolis e alho-poró

/5

APRESENTAÇÃO

O strudel vermelho de tomate com recheio de atum, brócolis e alho-poró é uma entrada salgada com um recheio rico à base de vegetais e peixe. A particularidade deste prato é justamente a massa, que é vermelha, graças à adição do concentrado de tomate, que proporciona uma cor vibrante e um sabor ainda mais intenso. Aromático e convidativo, este strudel envolve um recheio realmente saboroso, enriquecido com Asiago e azeitonas, tudo completado por uma generosa pitada de sementes de papoula. Sirva o strudel vermelho de tomate com recheio de atum, brócolis e alho-poró quente ou morno: o seu sabor conquistará os seus convidados!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Extrato de tomate 50 g
Farinha tipo 00 250 g
Azeite virgem extra 15 g
Ovos 1 - (médias)
Água 50 ml
Sal fino 1 pitada
para o recheio
Alhos-porós 1
Brócolis 380 g
Atum em conserva 140 g - (escorrido)
Azeite virgem extra 20 g
Asiago 80 g - (para ralar)
Azeitonas pretas 80 g - descaroçadas
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para decorar
Claras 1
Sementes de papoula quanto baste

Preparo

Para preparar o strudel vermelho de tomate com recheio de atum, brócolis e alho-poró, comece preparando a massa. Em uma tigela pequena, dissolva o concentrado de tomate na água 1. Peneire a farinha em uma tigela grande e adicione o sal, o ovo, o concentrado dissolvido na água 2 e o óleo 3.

Sove com as mãos para juntar os ingredientes 4 e trabalhe-os na bancada até obter uma massa lisa e homogênea. Forme uma bola, coloque-a em uma tigela e cubra com filme plástico 5, deixando a massa descansar em temperatura ambiente por 1 hora. Enquanto isso, prepare o recheio: rale o queijo, descaroce as azeitonas, corte-as em rodelas e escorra o excesso de óleo do atum em uma peneira. Separe os floretes de um pé de brócolis, eliminando a parte inferior mais dura 6.

Coloque no fogo uma panela com bastante água salgada e escalde os brócolis por 5-8 minutos 7. Quando estiverem prontos 8, escorra-os da água 9,

em seguida, coloque-os ainda quentes em um copo alto; bata-os com um mixer de mão para obter um creme bem denso 10. Deixe esfriar, enquanto isso, corte o alho-poró em fatias finas 11, depois de remover as extremidades, e refogue em uma frigideira antiaderente com óleo por 10-15 minutos em fogo muito baixo 12.

Quando os alhos-porós estiverem prontos 13, desligue o fogo e comece a montar o strudel. Após o tempo necessário, com um rolo, abra a massa sobre um pano de linho enfarinhado (para facilitar o enrolar) 14 em uma folha fina de 4-5 mm e de tamanho de um retângulo de 45x50 cm. Com uma colher, espalhe o creme de brócolis já frio que você preparou 15, deixando uma borda de cerca de 4-5 cm.

Distribua também o alho-poró, o atum esfarelado grosseiramente com um garfo 16. Termine com o queijo ralado 17, as azeitonas pretas em rodelas 18 e uma pitada de pimenta, depois pincele as bordas sem recheio com parte da clara de ovo.

Enrole o strudel do lado mais longo sobre si mesmo com a ajuda do pano de prato 19. Terminada esta operação 20, dobre as duas extremidades para baixo, depois coloque o strudel que você preparou em uma assadeira forrada com papel manteiga, mantendo a parte da emenda para baixo 21.

Pincele a superfície com a clara de ovo restante 22, depois polvilhe com uma quantidade generosa de sementes de papoula 23. Asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 45 minutos (ou a 160°C por 35 minutos se em forno ventilado). Uma vez pronto, você poderá saborear seu strudel vermelho de tomate com recheio de atum, brócolis e alho-poró quente ou morno 24!

Conservação

Você pode conservar o strudel vermelho de tomate com recheio de atum, brócolis e alho-poró na geladeira bem coberto com filme plástico ou em um recipiente hermético por no máximo 3 dias. É possível congelar o strudel uma vez cozido se você usou produtos frescos.

Dica

Nesta receita, decidi dar à massa uma cor vermelha vibrante adicionando concentrado de tomate; mas por que não tentar fazê-lo em outras cores? Basta dissolver o açafrão na água para obter uma massa amarela ou bater alguns espinafres para uma massa verde!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.