Tagliatelle com pato

/5

APRESENTAÇÃO

A massa com ovos e um bom molho de carne bem preparado nos lembram dos almoços de domingo. A temporada fria, então, nos convida a nos deliciar com preparações requintadas para saborear o gosto de pratos robustos. Hoje preparamos com você as tagliatelle com pato! O sabor persistente e intenso do pato, cozido em branco sem polpa de tomate, é envolvido pelas tagliatelle largas que, graças à sua porosidade, retêm todo o sabor marcante. O cozimento em fogo baixo deixará o pato macio e saboroso, uma iguaria para compartilhar à mesa: temos certeza de que será um êxtase para o paladar!

Experimente também estas deliciosas receitas com peito de pato:

  • Ragu de pato
  • Peito de pato marinado com legumes
INGREDIENTES
Tagliatelle de ovo largo 250 g
Aipo 50 g
Cenouras 50 g
Cebolas brancas 50 g
Peito de pato 600 g
Caldo de legumes 500 g
Vinho tinto 60 g
Azeite virgem extra 15 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar as tagliatelle com ragu de pato, comece preparando o caldo de legumes e depois dedique-se aos vegetais. Descasque o alho e reserve. Limpe a cebola e pique-a finamente, assim como o aipo. Corte as pontas das cenouras e descasque-as: pique-as finamente também. Os ingredientes para o refogado estão prontos 1. Aqueça um fio de azeite em uma frigideira antiaderente com fundo largo e bordas altas e doure um dente de alho 2. Quando estiver dourado, retire-o 3.

Deixe a cebola dourar em fogo baixo com as cenouras 4 e o aipo 5, mexendo de vez em quando para não grudar. Enquanto isso, pegue o peito de pato: retire a gordura com uma faca de lâmina afiada 6.

Depois, corte o peito de pato em fatias finas 7, depois em cubos de cerca de 1 cm 8: coloque-os na panela com o refogado 9.

Refogue a carne por 2-3 minutos, mexendo bem para favorecer um cozimento uniforme 10. Regue com o vinho tinto 11 e deixe evaporar. Depois, acrescente o caldo de legumes para dar sabor e favorecer o cozimento ideal da carne 12.

Ajuste o sal 13 e a pimenta. Em seguida, tampe 14 e deixe cozinhar em fogo bem baixo por pelo menos 1 hora, adicionando uma concha de caldo quando o anterior estiver quase completamente absorvido. Enquanto o molho cozinha, cozinhe a massa em uma panela com bastante água salgada 15.

Quando estiver al dente, escorra diretamente na panela com o molho 16, que já estará pronto, misturando bem ao molho 17. Em seguida, sirva suas tagliatelle com pato e desfrute ainda quentes 18!

Conservação

É preferível consumir as tagliatelle com pato ainda quentes. Se sobrar, pode guardar na geladeira por no máximo 2 dias bem fechadas em um recipiente hermético.

Você pode congelar apenas o molho de pato, se tiver usado ingredientes frescos e não descongelados.

Conselho

Quer dar um sabor mais intenso a este molho de pato? Experimente adicionar molho de tomate enquanto os pedaços de carne cozinham! Você também pode aromatizar com ervas aromáticas de sua escolha: sugerimos tomilho e manjerona!

Curiosidade

O pato tem carnes muito gordurosas, por isso geralmente é preferível remover as partes de gordura visíveis antes de proceder à sua preparação, como fizemos para estas deliciosas tagliatelle. Se o pato for assado no forno, basta recolher a gordura em um recipiente após cerca de 20 minutos de cozimento.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.