Tagliolini alle vongole fujute

/5

APRESENTAÇÃO

A culinária campana encanta não apenas por seus ingredientes, mas também pela história que frequentemente acompanha a existência da receita. É o exemplo do molho às vôngoles fujutas, que em napolitano significa "fugidas" ou melhor, ausentes. De fato, este prato principal muito simples mas singular, que interpretamos com os tagliolini ao ovo, se apresenta como uma clássica massa ao tomate fresco. Há um porém... na verdade dois: dois ingredientes chave que, com um toque de fantasia, confundirão suas papilas gustativas... fazendo-as acreditar que você está comendo exatamente a massa com vôngoles, como contou Eduardo De Filippo! Despertamos sua curiosidade? Certamente os tagliolini às vôngoles fujutas vão surpreender você... como aconteceu conosco!

INGREDIENTES
Tagliolini de ovo 250 g
Tomates-cereja 500 g
Azeite virgem extra 40 g
Salsa 10 g
Alho 1 dente
Sal fino 1 pitada
Pimenta fresca 1

Preparo

Para preparar os tagliolini às vôngoles fujutas, comece lavando os tomates já sem o cabo 1, seque-os com um pano limpo 2 e, por fim, corte-os ao meio 3.

Elimine o cabo da pimenta e depois corte-a em rodelas finas 4, descasque o dente de alho 5 e frite tudo junto com um pouco de azeite em uma panela 6.

Quando o azeite estiver bem quente, adicione os tomatinhos 7, ajuste o sal 8 e deixe cozinhar por cerca de dez minutos em fogo alto 9, mexendo frequentemente para evitar que queimem; ao final do cozimento, não se esqueça de retirar o alho.

Coloque no fogo uma panela com água e assim que ferver, adicione sal e cozinhe a massa 10, enquanto isso, você pode picar as folhas de salsinha 11. Escorra os tagliolini na metade do tempo de cozimento 12

e adicione-os ao molho 13, despeje uma concha da água de cozimento da massa e deixe que absorva, ou seja, termine de cozinhar diretamente na frigideira, desse modo ela ficará ainda mais saborosa. Assim que tudo estiver pronto, desligue o fogo e mexa adicionando a salsinha picada 14. Aqui estão os seus tagliolini às vôngoles fujutas, agora é só ir à mesa 15!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente os tagliolini às vôngoles fujutas. O molho pode ser preparado com algumas horas de antecedência, conservando-o em um lugar fresco ou na geladeira.

Não se recomenda congelar.

Conselho

Se suas vôngoles não fugiram, você pode adicioná-las ao molho!

Curiosidade

Parece que o autor dessa receita foi Eduardo de Filippo, mestre teatral especialmente na dramaturgia ao contar a história partenopeia, que uma noite, após o espetáculo em companhia de seus irmãos Peppino e Titina, foi para casa preparar algo para comer. Na despensa, no entanto, não havia muito, apenas alho, salsinha e alguns tomatinhos. Já era tarde para sair e quase certamente todos os restaurantes e tabernas já tinham fechado. Eduardo não se desanimou: começou a preparar o molho, cozinhou a massa e, no final, garfada após garfada, sentia cada vez mais o sabor das vôngoles... mesmo que não estivessem lá. No dia seguinte, contou à irmã explicando que o molho era delicioso e sentia exatamente o sabor do mar... mesmo que as vôngoles "tivessem fugido"! Assim, a receita parece ter se espalhado em Nápoles e se tornado uma das mais singulares da tradição partenopeia!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.