Tonnarelli com vongole, porcini e tomatinhos

/5

APRESENTAÇÃO

Quem de vocês, ao folhear antigos livros de receitas, não encontrou os tradicionais espaguetes ou risotos "mare e monti"? A combinação típica é a de cogumelos com moluscos ou crustáceos, que inspirou a receita dos tonnarelli com vôngoles, porcini e tomatinhos. Uma variante apetitosa dos clássicos espaguete com vôngoles, perfeita para a mesa de outono. Ninhos de tonnarelli, um formato de espaguete de seção quadrada, envolvem polpudos cogumelos porcini, suculentos tomatinhos e muitos vôngoles saborosos. Ingredientes do mar e da terra se encontram para dar vida a um suculento primeiro prato, que vale a pena experimentar!

INGREDIENTES
Espaguete alla Chitarra com ovo 400 g
Tomates-cereja 350 g
Alho 2 dentes
Cogumelos porcini 400 g
Amêijoas veraci 500 g
Salsa 10 g
Vinho branco 60 ml
Azeite virgem extra 60 ml
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os tonnarelli com vôngoles, porcini e tomatinhos, limpe as vôngoles: certifique-se de que não tenham areia: bata uma por uma em uma tábua de corte do lado da abertura 1. Se sair areia escura, significa que a vôngole está cheia de areia e deve ser descartada. Elimine também aquelas que apresentam a concha quebrada. Em seguida, coloque as vôngoles em um escorredor apoiado sobre uma tigela e enxágue várias vezes 2 em água corrente: termine quando não houver mais areia visível na tigela. Despeje um fio de azeite em uma panela grande e um dente de alho descascado 3 e deixe dourar por alguns instantes.

Transfira as vôngoles para a panela, despeje o vinho branco 4 e deixe evaporar, depois tampe 5 e aumente o fogo: assim as conchas se abrirão com o calor 6.

Coe as vôngoles 7 e reserve o líquido de cozimento que se formou. Retire as conchas, tendo o cuidado de deixar algumas inteiras para a decoração do prato 8. Lave os tomatinhos e corte-os em quartos 9,

em seguida, cuide da limpeza dos cogumelos porcini: Com a ajuda de uma faquinha de lâmina lisa, comece a eliminar a parte terrosa do caule, raspando com delicadeza até eliminar qualquer vestígio de terra. Se o cogumelo estiver bastante limpo, elimine os poucos resíduos de terra com um pano de algodão 10. Fatie os cogumelos 11, as fatias devem ter uma espessura de cerca de meio cm. Aqueça uma panela larga, doure um dente de alho com um fio de azeite de oliva 12, antes de adicionar os outros ingredientes, retire o alho que já terá soltado seu aroma,

adicione a salsa picada e os cogumelos porcini fatiados 13, sal e pimenta 14, e cozinhe por alguns minutos; em seguida, adicione os tomatinhos 15,

despeje a água do cozimento das vôngoles 16 e cozinhe por cerca de 10 minutos, depois apague o fogo e incorpore as vôngoles 17. Enquanto isso, leve uma panela com bastante água salgada ao fogo e deixe ferver, em seguida adicione os tonnarelli 18 e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem.

Quando a massa estiver cozida, escorra-a diretamente no molho de cogumelos 19, salteie por alguns instantes e depois tempere com a salsa picada a gosto 20. Sirva os tonnarelli com vôngoles, porcini e tomatinhos bem quentes 21.

Conservação

Recomenda-se consumir os tonnarelli com vôngoles, porcini e tomatinhos imediatamente; é possível congelar o molho se tiver utilizado ingredientes frescos não descongelados.

Conselho

Atenção ao cozimento das vôngoles: se prolongado, pode comprometer a maciez do fruto do mar.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.