Tagliolini ao duplo nero di seppia

/5

APRESENTAÇÃO

Os tagliolini ao duplo nero di seppia formam um prato principal com um sabor marcante do mar. A nota mais especial? A massa fresca feita em casa e colorida com o nero di seppia, acompanhada por um molho igualmente preto e enriquecido com a carne macia de pequenas lulas. O aroma intenso e rico do nero di seppia impregna este prato saboroso e os tagliolini são perfeitos para realçá-lo. Não se preocupe se você não tem a máquina de macarrão elétrica para fazer os tagliolini, você sempre pode recorrer à clássica de manivela ou, como último recurso, mas não menos valioso, às suas próprias mãos!

Descubra também estes pratos principais com o nero di seppia:

  • Linguine ao nero di seppia
  • Spaghetti alla chitarra ao nero di seppia, mexilhões e camarões
  • Ravioli ao nero di seppia

 

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa fresca com nero di seppia
Farinha tipo 00 350 g
Tinta de lula 8 g
Ovos 2 - médias
Água 6 g - em temperatura ambiente
para o molho
Sépias 350 g
Tinta de lula 4 g
Alho 1 dente
Extrato de tomate 7 g
Vinho branco 40 g
Anchovas (anchovas) 15 g - conservado em óleo
Pimenta preta quanto baste
Tomilho 5 g
para o caldo (70 ml)
Peixe do mar 75 g - desperdícios (espinhas, cabeças, aparas de peixe)
Água 140 ml
Cebolas 10 g
Alhos-porós 10 g
Manteiga 7 g
Vinho branco 8 g
Salsa 1 punhado
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os tagliolini ao duplo nero di seppia, comece com a preparação do caldo de peixe. Em uma panela, refogue em um pouco de manteiga o alho-poró cortado em rodelas, a cebola cortada em quartos e 1 dente de alho, por 5 minutos. Pegue as sobras e adicione-as, deixando refogar e acrescentando o vinho branco 1. Quando o vinho evaporar completamente, adicione a água, a pimenta e a salsa, ajustando o sal. Deixe ferver por 60 minutos em fogo baixo, cuidando de retirar a espuma de vez em quando com uma escumadeira 2. Ao final do cozimento, filtre o caldo com uma peneira de malha fina para eliminar os resíduos de peixe 3.

Agora passe para a preparação da massa. Pegue uma tigela grande e coloque a farinha peneirada. Adicione à farinha os ovos 4 e o nero di seppia 5. Utilize inicialmente um garfo 6 para misturar bem a massa.

Quando os ovos e o nero di seppia estiverem incorporados na massa, use as mãos 7 para misturar todos os ingredientes. Adicione água em temperatura ambiente para uniformizar melhor a massa 8. Amasse bem até que a mistura fique sem grumos. Forme uma bola com a massa e cubra-a com filme plástico 9. Deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de meia hora.

Passe então para a preparação do molho: pegue uma frigideira, coloque o óleo e refogue um dente de alho inteiro 10. Quando estiver bem dourado, retire-o da frigideira. Adicione as anchovas 11 e deixe derreter adicionando um pouco do caldo 12.

Agora pegue suas lulas (já limpas e lavadas cuidadosamente em água corrente). Remova os tentáculos e depois corte em fatias 13. Coloque-as na frigideira e salteie por alguns minutos em fogo alto. Agora adicione o vinho branco às suas lulas 14. Ajuste o sal e a pimenta e regue com o caldo de peixe 15.

Às lulas, adicione também o extrato de tomate 16 e o nero di seppia 17. Misture, depois cubra a frigideira com uma tampa e desligue o fogo 18.

Agora dedique-se à preparação da massa de ovo ao nero di seppia. Pegue a massa, estenda-a usando a máquina de abrir massa, passando do nível mais baixo para o mais alto, de modo a obter uma folha bem fina, cerca de 1 mm 19. Pegue as folhas de massa assim obtidas e passe-as na farinha de sêmola de trigo duro (ou na farinha 00). Enrole a folha formando rolinhos 20 e corte mantendo uma largura de cerca de 2 mm 21. Assim, você obterá seus tagliolini.

Imersa seus tagliolini ao nero di seppia por alguns segundos em uma panela com bastante água salgada a gosto 22 e depois escorra-os imediatamente. Em seguida, adicione os tagliolini ao molho que você preparou com as lulas e misture bem para que o molho seja absorvido pelos tagliolini 23. Para finalizar, decore seus tagliolini ao duplo nero di seppia com alguns raminhos de tomilho 24 e... saboreie!

Armazenamento

Os tagliolini ao duplo nero di seppia devem ser comidos quentes, logo após serem preparados. No entanto, podem ser conservados na geladeira por no máximo um dia, em um recipiente hermeticamente fechado. Você pode congelar os tagliolini crus. Para congelar, coloque os ninhos de massa em uma bandeja bem espaçados e depois leve ao congelador para endurecer por algumas horas. Quando estiverem bem endurecidos, coloque-os em sacos de congelamento e coloque novamente no congelador. Quando for utilizá-los, cozinhe diretamente congelados em água fervente e proceda conforme a receita.

Conselho

Você também pode usar lulas maiores; lembre-se, no entanto, que nesse caso a carne precisará cozinhar um pouco mais para ficar macia.

Se, entretanto, você comprou lulas não limpas e com o saco contendo o nero dentro, peça para seu peixeiro limpá-las e guardar o saco do nero di seppia para você.

Se você não tem tempo para preparar o caldo de peixe, pode usar em seu lugar água de cozimento ou caldo vegetal. Para dar um sabor mais acentuado ao prato, você pode adicionar purê de tomate e decorar com salsa fresca.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.