Tagliolini ao duplo nero di seppia

- Energía Kcal 846
- Carboidratos g 138.5
- dos quais açúcares g 6.1
- Proteína g 42.2
- Gorduras g 11.9
- das quais gorduras saturadas g 4.12
- Fibra g 5.3
- Colesterol mg 281
- Sódio mg 942
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 40 min
- Tempo de cozimento: 15 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Baixo
- Notas + 75 minutos para a preparação do caldo (alternativamente pode-se usar a água de cozimento)
APRESENTAÇÃO
Os tagliolini ao duplo nero di seppia formam um prato principal com um sabor marcante do mar. A nota mais especial? A massa fresca feita em casa e colorida com o nero di seppia, acompanhada por um molho igualmente preto e enriquecido com a carne macia de pequenas lulas. O aroma intenso e rico do nero di seppia impregna este prato saboroso e os tagliolini são perfeitos para realçá-lo. Não se preocupe se você não tem a máquina de macarrão elétrica para fazer os tagliolini, você sempre pode recorrer à clássica de manivela ou, como último recurso, mas não menos valioso, às suas próprias mãos!
Descubra também estes pratos principais com o nero di seppia:
- Linguine ao nero di seppia
- Spaghetti alla chitarra ao nero di seppia, mexilhões e camarões
- Ravioli ao nero di seppia
INGREDIENTES
- Ingredientes para a massa fresca com nero di seppia
- Farinha tipo 00 350 g
- Tinta de lula 8 g
- Ovos 2 - médias
- Água 6 g - em temperatura ambiente
- para o molho
- Sépias 350 g
- Tinta de lula 4 g
- Alho 1 dente
- Extrato de tomate 7 g
- Vinho branco 40 g
- Anchovas (anchovas) 15 g - conservado em óleo
- Pimenta preta quanto baste
- Tomilho 5 g
- para o caldo (70 ml)
- Peixe do mar 75 g - desperdícios (espinhas, cabeças, aparas de peixe)
- Água 140 ml
- Cebolas 10 g
- Alhos-porós 10 g
- Manteiga 7 g
- Vinho branco 8 g
- Salsa 1 punhado
- Alho 1 dente
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparação

Para preparar os tagliolini ao duplo nero di seppia, comece com a preparação do caldo de peixe. Em uma panela, refogue em um pouco de manteiga o alho-poró cortado em rodelas, a cebola cortada em quartos e 1 dente de alho, por 5 minutos. Pegue as sobras e adicione-as, deixando refogar e acrescentando o vinho branco 1. Quando o vinho evaporar completamente, adicione a água, a pimenta e a salsa, ajustando o sal. Deixe ferver por 60 minutos em fogo baixo, cuidando de retirar a espuma de vez em quando com uma escumadeira 2. Ao final do cozimento, filtre o caldo com uma peneira de malha fina para eliminar os resíduos de peixe 3.

Agora passe para a preparação da massa. Pegue uma tigela grande e coloque a farinha peneirada. Adicione à farinha os ovos 4 e o nero di seppia 5. Utilize inicialmente um garfo 6 para misturar bem a massa.

Quando os ovos e o nero di seppia estiverem incorporados na massa, use as mãos 7 para misturar todos os ingredientes. Adicione água em temperatura ambiente para uniformizar melhor a massa 8. Amasse bem até que a mistura fique sem grumos. Forme uma bola com a massa e cubra-a com filme plástico 9. Deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de meia hora.

Passe então para a preparação do molho: pegue uma frigideira, coloque o óleo e refogue um dente de alho inteiro 10. Quando estiver bem dourado, retire-o da frigideira. Adicione as anchovas 11 e deixe derreter adicionando um pouco do caldo 12.

Agora pegue suas lulas (já limpas e lavadas cuidadosamente em água corrente). Remova os tentáculos e depois corte em fatias 13. Coloque-as na frigideira e salteie por alguns minutos em fogo alto. Agora adicione o vinho branco às suas lulas 14. Ajuste o sal e a pimenta e regue com o caldo de peixe 15.

Às lulas, adicione também o extrato de tomate 16 e o nero di seppia 17. Misture, depois cubra a frigideira com uma tampa e desligue o fogo 18.

Agora dedique-se à preparação da massa de ovo ao nero di seppia. Pegue a massa, estenda-a usando a máquina de abrir massa, passando do nível mais baixo para o mais alto, de modo a obter uma folha bem fina, cerca de 1 mm 19. Pegue as folhas de massa assim obtidas e passe-as na farinha de sêmola de trigo duro (ou na farinha 00). Enrole a folha formando rolinhos 20 e corte mantendo uma largura de cerca de 2 mm 21. Assim, você obterá seus tagliolini.

Imersa seus tagliolini ao nero di seppia por alguns segundos em uma panela com bastante água salgada a gosto 22 e depois escorra-os imediatamente. Em seguida, adicione os tagliolini ao molho que você preparou com as lulas e misture bem para que o molho seja absorvido pelos tagliolini 23. Para finalizar, decore seus tagliolini ao duplo nero di seppia com alguns raminhos de tomilho 24 e... saboreie!