Tartar de carne bovina

/5

APRESENTAÇÃO

A tartare de carne bovina é uma receita clássica à base de carne crua que nunca sai de moda! Nós a propomos na típica versão com a gema, ideal como prato principal. A característica principal da tartare de carne é que é servida com os condimentos à parte, para que cada convidado possa misturá-los no momento, escolhendo-os também de acordo com seus próprios gostos. Por esse mesmo motivo, este prato no restaurante é frequentemente preparado na mesa para poder perguntar diretamente ao cliente quais são suas preferências! Fundamental é a escolha de matérias-primas de qualidade, desde o corte da carne até os ovos fresquíssimos. Depois, você pode decidir enriquecer a bife tártaro com vários ingredientes, dos quais os mais tradicionais são mostarda, alcaparras, picles, chalota e salsinha. Não resta mais nada a fazer senão seguir nossa receita ou criar sua própria tartare de carne bovina... será com certeza deliciosa!

Experimente também estas receitas de tartare e carpaccio de carne:

  • Tartare de carne na bruschetta
  • Tartare de fassona com creme inglês salgado
  • Carpaccio Cipriani
  • Carpaccio de carne bovina com rúcula e queijo grana
  • Carpaccio de carne bovina com molho de mel
  • Tartare de carne com couve-flor
INGREDIENTES
Alcatra de boi 220 g
Chalota 1
Alcaparras em sal 20 g
Pepininhos em conserva 2
Mostarda de Dijon 1 colher
Gemas 2
Salsa 1 punhado
Tabasco® quanto baste
molho Worcestershire quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a tartare de carne bovina, primeiro limpe a carne de eventuais nervuras e partes gordurosas, depois corte-a primeiro em tiras 1 e depois em cubos de meio cm 2. Quem desejar uma textura mais fina pode picar a carne com a ponta da faca 3.

Transfira a carne para uma tigela e tempere com sal 4, pimenta, azeite 5 e tabasco 6.

Adicione o molho Worcestershire 7 e misture 8. Agora limpe e pique a chalota 9.

Pique também as alcaparras dessalgadas 10, os picles 11 e a salsinha 12.

Você está pronto para empratar: use um aro de metal para dar à carne a forma de um medalhão 13, depois complete o prato com os condimentos, formando queneles com a ajuda de 2 colheres de chá. Adicione então a chalota 14 e os picles 15.

Continue com a salsinha 16, as alcaparras 17 e a mostarda 18.

Finalmente, com a ponta da colher de chá, crie uma cavidade na superfície da tartare 19 e deixe escorregar delicadamente uma gema no centro 20. Sua tartare de carne bovina está pronta para ser servida 21!

Conservação

A tartare de carne bovina deve ser consumida imediatamente.

Dica

A carne deve ser de primeiríssima qualidade: para garantir a eliminação da carga bacteriana, você pode congelá-la por pelo menos 24 horas a -20 graus.

Você pode substituir os condimentos ao seu gosto, utilizando, por exemplo, azeitonas, tomates secos ou raspas de limão para um sabor mais mediterrâneo!

Para um consumo seguro da carne crua

Para o consumo seguro de carne crua, recomenda-se comprar carne fresquíssima e não consumi-la caso se notem alterações na cor ou no odor. Para mais informações, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.