Tartare de fassona com creme inglês salgado

- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 40 min
- Tempo de cozimento: 10 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Alto
APRESENTAÇÃO
Frequentemente nos encontramos dizendo que não é tão simples tornar especial uma receita clássica que por si só já é atemporal. Às vezes, bastam pequenos cuidados para tornar uma receita que conhecemos bem ainda mais apetitosa, experimentando combinações particulares, como fizemos com a tartare de fassona com creme inglês salgado. Uma entrada originalíssima, muito fresca e saborosa. Graças ao creme inglês na versão salgada, uma releitura do típico creme doce, você poderá realmente tornar especial a sua tartare de carne. Nesta receita, escolhemos utilizar carne bovina da raça piemontesa, cujo manto é branco e as carnes particularmente firmes e musculosas. Ficaram curiosos? Experimente a receita da tartare de fassona com creme inglês salgado e surpreenda seus convidados amantes de pratos à base de carne crua!
Não percam também a tradicional receita de bife tártaro!
INGREDIENTES
- Filé de boi 500 g - de fassona
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Tomilho quanto baste
- Rúcula quanto baste
- Para o creme inglês salgado
- Creme de leite fresco líquido 100 g
- Leite inteiro 100 g
- Gemas 68 g - (de cerca de 4 ovos médios)
- Parmigiano Reggiano DOP 40 g - em temperatura ambiente, para ralar
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Para os croutons
- Pão 100 - filão tirolês
- Azeite virgem extra quanto baste
Preparo

Para preparar a tartare de fassona com creme inglês salgado, comece por este último. Aqueça leite e creme de leite em banho-maria, deixando quase ferver 1. Depois, desligue o fogo. Enquanto isso, quebre as gemas (de cerca de 4 ovos médios) em um recipiente e adicione os líquidos aquecidos 2. Misture bem 3

e coloque novamente em banho-maria 4. Continue mexendo continuamente enquanto espera que a temperatura atinja 82° 5. Para garantir a precisão da temperatura, é altamente recomendável o uso de um termômetro de cozinha. No final do cozimento, você pode verificar se o cozimento foi feito corretamente passando o dedo nas costas da colher. Se as duas partes permanecerem separadas, ou seja, a parte superior não escorrer para baixo, então o composto líquido está cozido no ponto 6.

Transfira o banho-maria para uma tigela com água gelada, assim interromperá o cozimento 7 e adicione imediatamente o parmesão ralado 8, o sal e a pimenta. Misture bem para derreter o queijo e reserve o seu creme inglês salgado 9.

Passe para os croûtons de acompanhamento da sua tartare de fassona: fatie o pão (nós escolhemos um tipo de pão rústico tirolês, escolha o seu preferido) e corte em cubos de 7-8mm 10, coloque-os em uma frigideira com um pouco de óleo 11 e salteie em temperatura máxima, mexendo a frigideira frequentemente, até que fiquem dourados; reserve também estes 12.

Por fim, ocupe-se da carne. Fatie finamente o filé de fassona (a carne deve estar fresquíssima) 13, se necessário você pode também eliminar qualquer filamento de gordura, e depois achate cada fatia com o dorso da lâmina 14. Corte as fatias em tiras 15

e depois em pequenos cubos de cerca de 0,5 cm 16. Aos poucos, coloque-os em uma tigela e tempere imediatamente com um pouco de óleo 17. Misture bem, dessa forma irá permear a carne com a gordura 18.

Depois, pode ajustar o sal, tomilho e pimenta 19. Misture novamente e, por fim, passe à apresentação. Com duas colheres, faça quenelles de tartare: basta pegar um pouco da mistura e modelar com as duas colheres, passando de uma para a outra até obter uma espécie de montinhos ovais 20. A medida que as faz, disponha as quenelles no prato 21,

decore com a rúcula e alguns cubos de pão salteados na frigideira 22. Adicione um pouco de pimenta preta moída, se preferir ainda, algumas gotas de óleo e depois lascas de parmesão, se preferir, usando um descascador de batatas 23. Finalmente, despeje o creme em uma tigela e sirva imediatamente a sua tartare de fassona com creme inglês salgado 24!