Carpaccio alla Cipriani

/5

APRESENTAÇÃO

O carpaccio alla Cipriani é um segundo prato fresco e aromático da tradição culinária vêneta. Esta especialidade foi criada por Giuseppe Cipriani, restaurateur e fundador do famoso Harry’s Bar em Veneza. Foi justamente em Veneza, em 1950, por ocasião de uma exposição de pintura sobre o artista veneziano Vittore Carpaccio, que Cipriani realizou pela primeira vez esta receita, dedicando-a ao próprio pintor. A realização do carpaccio alla Cipriani requer poucas etapas: as fatias finas de carne são cobertas com um molho aromático claro, lembrando assim as cores das tonalidades de vermelhos e brancos que caracterizavam as obras do pintor. Parece que Cipriani inventou o carpaccio para atender às necessidades da condessa Amalia Nani Mocenigo, sua amiga e cliente, a quem os médicos proibiram o consumo de carne cozida. Desde então, o termo carpaccio foi usado para indicar qualquer prato à base de fatias de carne ou peixe crus, tornando-se assim uma deliciosa inspiração para muitos pratos saborosos como, por exemplo:

INGREDIENTES

Vitelo 400 g - entrecote
molho Worcestershire 2 colheres
Suco de limão 1
Sal fino quanto baste
Mostarda 1 colherinha
Vinagre de vinho branco 1 colher
Ovos 1
Gemas 2
Óleo de sementes 300 g
Chalota 1
Pimenta preta quanto baste
para acompanhar
Salada mista quanto baste

Preparação

Para realizar o carpaccio alla Cipriani, comece preparando a maionese: coloque em uma tigela as duas gemas de ovo e o ovo inteiro, adicione a mostarda 1, o vinagre de vinho branco 2, o suco de limão 3, então adicione sal e pimenta.

Comece a bater tudo com uma batedeira elétrica em velocidade média, adicionando o óleo de sementes em fio 4, continue batendo a mistura com a batedeira sem alterar a velocidade até que a maionese esteja bem montada 5. Nesse ponto acrescente o molho Worcestershire 6.

Limpe a chalota e pique finamente 7, depois adicione à maionese 8, ajuste o sal e a pimenta e misture com uma espátula para integrar o molho 9.

Agora cuide do carpaccio: corte em fatias a entrecôte 10, divida as fatias ao meio 11 e coloque-as entre duas folhas de filme plástico 12.

Com um martelo de carne, bata nas fatias 13 até que fiquem finas 14. Transfira o carpaccio para um prato, tempere com azeite de oliva 15

e saborize com algumas colheres de maionese aromatizada com molho Worcestershire 16. Para finalizar, adicione sal e pimenta 17. O carpaccio alla Cipriani está pronto, sirva-o acompanhado de folhas de mistura de saladas 18.

Conservação

Conserve o carpaccio alla Cipriani na geladeira e consuma no mesmo dia. A maionese deve ser armazenada na geladeira coberta com filme plástico por no máximo um dia. Não é recomendada a congelação da preparação.

Conselho

Sua maionese talhou? Aqui estão duas dicas práticas para recuperá-la. Tente colocar um cubo de gelo na maionese e veja se a emulsão se recupera, mexendo um pouco. Ou comece a preparação novamente com uma gema e use a maionese talhada no lugar do óleo!

Se você ama carne crua, não perca a receita de bife tártaro, a versão mais clássica do Tartar de carne bovina!

Para um consumo seguro de carne crua

Para o consumo seguro de carne crua, recomenda-se a compra de carne fresquíssima e não consumi-la caso se note alterações de cor ou odor. Para mais informações, consulte as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.