Torta de sorvete
- Médio
- 1 h 10 min
Quem nunca escolheu da carta de sobremesas no restaurante? Estamos falando da trufa gelada, a irresistível delícia da confeitaria calabresa, originária da cidade de Pizzo. Esta sobremesa é feita exclusivamente com sorvete artesanal, geralmente de avelã, que é rigorosamente moldado na palma da mão. Inventada nos anos 50, é inspirada no chocolate homônimo de Turim e, como este último, a trufa gelada também passa por um estágio na poeira de cacau antes de ser servida. Diante de tamanha doçura, como poderíamos não propor nossa versão! O sorvete de chocolate se funde com o sorvete de avelã para dar vida a uma esfera que esconde em seu interior um coração de ganache de chocolate, a ser descoberto a cada mordida. Experimente também outras versões com seus sabores de sorvete preferidos e use uma forma diferente para criar sua trufa gelada personalizada para cada ocasião!
Para preparar a trufa gelada, comece fazendo o sorvete de chocolate. Pique finamente o chocolate amargo e reserve 1. Despeje o creme de leite em uma panela e aqueça até quase ferver, depois tire do fogo e adicione o chocolate 2 e o açúcar 3 na panela.
Misture para incorporar todos os ingredientes 4 e adicione o leite morno 5, misture novamente 6 e deixe esfriar à temperatura ambiente.
Uma vez frio, despeje a mistura de chocolate na sorveteira 7 e deixe-a girar por 35 minutos, até obter uma mistura bem cremosa 8. Em seguida, transfira o sorvete de chocolate para uma travessa baixa, cubra com filme plástico 9 e coloque no freezer por pelo menos 2 horas.
Enquanto isso, prepare também o sorvete de avelã. Despeje em uma tigela o leite, o creme de leite 10, o açúcar 11 e a pasta de avelã 12.
Misture tudo com um batedor até incorporar os ingredientes e despeje a mistura na sorveteira 13 e deixe-a girar por 30 minutos, até obter uma mistura bem cremosa 14. Transfira o sorvete de avelã para uma travessa baixa, cubra com filme plástico 15 e coloque no freezer por pelo menos 2 horas.
Agora, prepare a ganache de chocolate amargo, que será o coração da sua trufa gelada. Pique grosseiramente o chocolate amargo, despeje o creme de leite em uma panela e aqueça até quase ferver em fogo baixo. Desligue o fogo, adicione o chocolate no creme quente 16 e acrescente a glicose 17. Em seguida, misture tudo até obter uma mistura uniforme 18.
Transfira a ganache de chocolate para uma travessa 19 e cubra com filme plástico em contato 20. Deixe esfriar em temperatura ambiente, transfira para um saco de confeitar e coloque na geladeira para firmar 21.
Pegue a forma de silicone (de 460 g) e preencha as meias-esferas com uma bola de sorvete de chocolate 22, nivele com a ajuda de uma espátula 23 e coloque no freezer por mais uma hora. Pegue outra forma e, novamente com a ajuda de um boleador, preencha as meias-esferas com o sorvete de avelã 24.
Nivele a superfície 25 e coloque também no freezer por uma hora. Após esse tempo, retire do freezer e com um boleador crie a cavidade 26 e preencha com a ganache de chocolate 27.
Nivele novamente 28 e coloque no freezer por uma hora. Agora, recoloque ambas as formas e posicione-as uma sobre a outra 29 para que as meias-esferas de sorvete se encaixem. Deixe que se unam fazendo uma leve pressão com as mãos 30 e coloque no freezer por mais 1 hora.
Retire a forma do freezer no momento de servir sua trufa gelada. Desenforme delicadamente as esferas: faça uma leve pressão sobre as duas formas simultaneamente para liberar cada trufa gelada 31 e passe no cacau 32. Coloque as trufas em um prato de servir e sirva 33.