Temaki de salmão

/5

APRESENTAÇÃO

Para jantares entre amigos ou happy hour, a criatividade nunca acaba! Existem receitas que testam toda a sua habilidade e gosto estético para preparar finger foods não convencionais! Hoje revelamos como preparar deliciosos temakis de salmão, uma das preparações mais simples entre os pratos de sushi que farão você se sentir um verdadeiro mestre de sushi, em homenagem à elegância da técnica culinária japonesa! O resultado recompensará sua paciência: seguindo passo a passo a receita, você obterá um delicioso cone de alga nori que envolve o arroz e suculentos cubos de salmão! Tudo isso acompanhado por doces fatias de abacate e temperado com sementes de gergelim! O gengibre, é claro, não pode faltar! Sirva esses fabulosos temakis de salmão com wasabi e fatias de gengibre em conserva, exatamente como em um verdadeiro restaurante japonês!
Descubra:

  • Arroz para sushi: como cozinhar e qual escolher

INGREDIENTES

Ingredientes para o arroz
Arroz de sushi 300 g
Água 360 ml
Vinagre de arroz 90 ml
Alga Kombu 1
Sal fino 3 g
Açúcar 36 g
para o temaki
Filé de salmão 400 g - norvegese
Alga Nori 2 folhas
Abacate 250 g
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta 1 pitada
Gengibre fresco 2 g
Cebolinha verde 2 fios
Sementes de gergelim quanto baste
Sementes de gergelim preto quanto baste

Preparação

Para fazer o temaki de salmão, a primeira coisa que você deve fazer é preparar o arroz, usando arroz adequado para sushi com grãos arredondados e pequenos. Enxágue o arroz em água corrente fria 1, pelo menos 5-6 vezes, mexendo com as mãos: a água deve ficar clara. Depois, deixe de molho por pelo menos 15 minutos. Em seguida, escorra 2 e deixe descansar por mais um quarto de hora. Em seguida, coloque o arroz em uma panela grande, mas não muito larga, e cubra com água 3.

Você pode aromatizar com um pedaço de alga nobu, se preferir, e depois cubra com uma tampa 4 e leve para ferver em fogo médio, sem nunca destampar a panela. Enquanto isso, prepare o tempero: coloque o vinagre de arroz em uma panela pequena e adicione o açúcar e o sal 5. Acenda o fogo baixo e aqueça tudo para dissolver o açúcar, sem deixar ferver. Quando estiver aquecido e o sal e o açúcar estiverem dissolvidos, desligue e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare o hangiri, o recipiente de madeira em que o arroz descansará (você pode usar um recipiente baixo e largo, que não seja de metal, como alternativa): enxágue-o com água fria e seque bem com um pano limpo. Assim que a água do arroz ferver, deixe ferver por 5 minutos, depois remova a alga com uma pinça 6, cubra novamente com a tampa, abaixe o fogo e cozinhe assim por mais 8-10 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar com a tampa por cerca de 10 minutos.

Depois, transfira o arroz para o recipiente de madeira 7, em seguida, molhe-o com o tempero à base de vinagre, deixando escorrer com uma espátula plana e arredondada para distribuí-lo uniformemente 8. Mexa o arroz com a espátula abanando com um pratinho de plástico para esfriar e evaporar o vinagre 9. Uma vez resfriado à temperatura ambiente

cubra com um pano limpo umedecido com água fria 10 e deixe descansar até o momento de usá-lo. Em seguida, pegue o salmão norueguês. Se você usar salmão norueguês, não será necessário tratá-lo antes de consumi-lo; caso contrário, certifique-se de comprar um filé já abatido, ou, para segurança, você pode congelá-lo por uma semana no congelador de casa antes de consumi-lo cru. Remova as espinhas presentes com uma pinça de cozinha 11 e remova a pele, se presente, com uma faca de lâmina afiada. Em seguida, corte o salmão em tiras 12.

depois em cubos 13; em seguida, pique os fios de cebolinha 14 e reserve; descasque e depois rale o gengibre fresco 15.

Em uma tigelinha, coloque o salmão, a cebolinha 16 e esprema o suco do gengibre fresco colocando a polpa ralada entre duas colheres de chá (17-18). Tempere com sal e pimenta, misture e deixe marinar o salmão por alguns minutos.

Enquanto isso, limpe o abacate: corte-o ao meio, retire o caroço central e descasque-o 19; em seguida, corte a polpa em fatias 20. Divida uma folha de alga nori em duas 21

e coloque sobre a metade da folha um pouco de arroz, algumas fatias de abacate 22 e os cubos de salmão temperados 23. Agora passe para a enrolação para criar seu temaki de salmão: dobre o canto inferior à sua esquerda em direção à parte superior direita da alga nori, cobrindo o recheio 24.

Enrole até o final da nori, criando um cone de modo que o recheio fique visível 25; você pode se ajudar nesta operação com uma tigelinha de água fria para umedecer as mãos e trabalhar melhor o cone de alga. Feche o canto da alga nori na parte final do cone e umedeça-o ainda mais para selá-lo (26-27).

Enriqueça os cones com sementes de gergelim pretas e brancas (28-29); em seguida, sirva seus temakis de salmão com wasabi e pétalas de gengibre em conserva 30!

Conservação

Recomenda-se consumir o temaki de salmão assim que estiver pronto ou guardá-lo na geladeira coberto com filme plástico até o momento de servir, por no máximo 12 horas.

O arroz pode ser armazenado na geladeira por um dia, coberto com o pano úmido.

Não se recomenda congelar.

Conselho

Você pode fazer temakis de salmão diferentes para agradar os gostos dos seus amigos, com vegetais que possam ser consumidos crus, como cenouras, brotos de feijão, pepinos.

E para um jantar todo no tema japonês, sirva os temakis com um crocante tempurá!

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicru

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em um congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.